(UESB) Uma população com 3000 habitantes em equilíbrio gênico e genótipo de Hardy – Weinber possui, entre eles, 270 indivíduos com fenilcetonúria (doença autossômica recessiva).
Nessas condições, o número esperado de indivíduos normais, porém portadores do alelo para esse caráter recessivo, é:
Questões relacionadas
- Física
Um jovem odontólogo, desejando montar um consultório, sai em busca de bons equipamentos por um preço que caiba em seu bolso. Diante da diversidade de instrumentos, pede orientação a um colega físico sobre qual tipo de instrumento óptico comprar para visualizar com maiores detalhes os dentes dos seus futuros pacientes. Irá atender às necessidades do dentista:
- Biologia
(UFPR) Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo à praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFRN) A betaglobina, uma das unidades proteicas que formam a hemoglobina, é sintetizada nas células vermelhas do sangue, durante sua formação na medula. Embora o material genético das hemácias se perca, quando elas se tornam adultas, o gene da betaglobina ainda pode ser estudado, pois
- Química | 2.4 Cinética Química
O peróxido de hidrogênio é um produto secundário do metabolismo celular e apresenta algumas funções úteis, mas, quando em excesso, é prejudicial, gerando radicais que são tóxicos para as células. Para se defender, o organismo vivo utiliza a enzima catalase, que decompõe H2O2 em H2O e O2. A energia de reação de decomposição, quando na presença e ausência da catalase, está mostrada no gráfico.
Disponível em: www.pontociencia.org.br. Acesso em: 14 ago. 2013 (adaptado).
Na situação descrita, o organismo utiliza a catalase porque ela
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
4FeS2(s) + 1502(g) + 2H2O(ℓ) -> 2Fe2(SO4)3(aq) + 2H2SO4(aq)
FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambiente. Campinas: Unicamp, 2000.
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o