(UESB) Uma população com 3000 habitantes em equilíbrio gênico e genótipo de Hardy – Weinber possui, entre eles, 270 indivíduos com fenilcetonúria (doença autossômica recessiva).
Nessas condições, o número esperado de indivíduos normais, porém portadores do alelo para esse caráter recessivo, é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Retrato do artista quando coisa
A menina apareceu grávida de um gavião. Veio falou para a mãe: o gavião me desmoçou. A mãe disse: Você vai parir uma árvore para a gente comer goiaba nela. E comeram goiaba. Naquele tempo de dantes não havia limites para ser. Se a gente encostava em ser ave ganhava o poder de alçar. Se a gente falasse a partir de um córrego a gente pegava murmúrios. Não havia comportamento de estar. Urubus conversavam sobre auroras. Pessoas viravam árvore. Pedras viravam rouxinóis. Depois veio a ordem das coisas e as pedras têm que rolar seu destino de pedra para o resto dos tempos. Só as palavras não foram castigadas com a ordem natural das coisas. As palavras continuam com seus deslimites.
BARROS, M. Retrato do Artista Quando Coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998
No poema, observam-se os itens lexicais desmoçou e deslimites.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Leia a tirinha a seguir. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2013/11/1372647-calvin-e-haroldo-tirinhas.shtml> Acesso em: 13 out. 2014.
Enunciado:
No trecho “Bom, essas fotos representam bem o Calvin...”, as reticências foram usadas com a finalidade de indicar
- História | 5.9 Colonização da América
Porque o Brasil continuou em um só enquanto América espanhola se dividiu em vários países?
Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deu a tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia“. Por outro lado, na América espanhola entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionários. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismo do que propriamente as universidades.
Barroso, L. Disponível em www.bbc.com. Acesso em 8 de setembro de 2019 (adaptado)
Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação em relação ao
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Renata é dona de casa e teve um dia cheio. Ela saiu de casa e passou no posto de gasolina para encher o tanque e lavar o carro. Depois, passou no supermercado. Para terminar, foi a uma loja comprar um presente e deixou seu carro em um estacionamento. Ela deu gorjetas no posto de gasolina, no supermercado e no estacionamento.
De acordo com a tabela, qual seria o valor máximo e o valor mínimo que ela poderia ter gasto com gorjetas ao longo desse dia.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Manter as contas sob controle e as finanças saudáveis parece um objetivo inatingível para você? Tenha certeza de que você não está sozinho. A bagunça na vida financeira compromete os sonhos de muita gente no Brasil. É por isso que nós lançamos, pelo terceiro ano consecutivo, este especial com informações que ajudam a encarar a situação de forma prática. Sem malabarismos — mas com boa dose de disciplina! — é possível quitar as dívidas, organizar os gastos, fazer planos de consumo que caibam em seus rendimentos mensais e estruturar os investimentos para fazer o dinheiro que sobra render mais. Ter dinheiro para viver melhor está diretamente relacionado a sua capacidade de se organizar e de eleger prioridades na hora de gastar. Aceite o desafio e boa leitura!
Você S/A, n. 16, 2011 (adaptado).No trecho apresentado, são utilizados vários argumentos que demonstram que o objetivo principal do produtor do texto, em relação ao público-alvo da revista, é: