(UNIT) Quando vários corpos com diferentes temperaturas são colocados em contato, há uma tendência de as partículas transferirem e equalizarem as suas agitações. Com o passar do tempo todos os corpos irão adquirir uma única temperatura, denominada temperatura de equilíbrio térmico.
Considere uma mistura de 0,8 kg de água a 60°C com 1,2 kg de água a 20°C. Baseado nessas informações, a temperatura de equilíbrio atingida pela mistura é igual, em °C, a
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UDESC) Um campo magnético uniforme está entrando no plano da página. Uma partícula carregada move-se neste plano em uma trajetória em espiral, no sentido horário e com raio decrescente, como mostra a figura abaixo.
Assinale a alternativa correta para o comportamento observado na trajetória da partícula.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A partir da metade do século XX, ocorreu um conjunto de transformações econômicas e sociais cuja dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão da informação. Embora essa expressão tenha surgido no contexto da informação científica e tecnológica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge proporções gigantescas.
Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminação do microcomputador e a expansão da Internet vêm acelerando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenômeno de hibridização amplamente caracterizado como próprio da pós-modernidade.
FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).
Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário. Os chamados Esportes individuais em interação com o oponente são aqueles em que os atletas se enfrentam diretamente, tentando alcançar os objetivos do jogo e evitando, concomitantemente, que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro de equipe. Os Esportes coletivos em interação com o oponente são aqueles nos quais os atletas, colaborando com seus companheiros de equipe, de forma combinada, enfrentam-se diretamente com a equipe adversária, tentando atingir os objetivos do jogo, evitando, ao mesmo tempo, que os adversários o façam.interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação.
GONZALEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérias: cooperação, interação com o adversário, ambinete, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. EFDeportes, n. 71, abr. 2004.
São exemplos de “esportes individuais em interação com o oponente” e “esportes coletivos em interação com o oponente” respectivamente:
- Química | 3.7 Polímeros
(UFT) O polipropileno é utilizado para produzir fibras de roupas, cordas, tapetes, para-choques de automóveis, dentre outros. Este é produzido através de reações sucessivas de adição de propileno (propeno). Qual é a estrutura do polímero produzido:
- História | 5.3 Reforma Protestante
(ESPCEX) A Reforma foi um movimento religioso ocorrido no século XVI, marcado pelo surgimento de novas religiões cristãs. Dentre suas consequências, observamos