(UNIT) Um bloco de gelo com massa de 300,0g, a - 30°C, é introduzido em um calorímetro ideal que contém 500,0g de água a 50°C, ao nível do mar. Sabendo-se que o calor latente de fusão do gelo é igual a 80 cal/g e os calores específicos do gelo e da água são, respectivamente, iguais a 0,5 cal/g℃ e 1,0 cal/g℃, é correto afirmar que a temperatura final de equilíbrio, em °C, será igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Os deslimites da palavra
Ando muito completo de vazios.
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.
Não posso mais saber quando amanheço ontem.
Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.
Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
destino.
Essas coisas me mudam para cisco.
A minha independência tem algemas
BARROS, M. de. Disponível em: https://www.todamateria.com.br. Acesso em: 12 maio 2021.
No poema, a descrição do momento em que se encontra o eu-lírico é orientada por um olhar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Leia a carta a seguir.
a) Quem escreveu essa carta?
b) Para quem ela escreveu?
c) Com que objetivo essa carta foi escrita?
d) Use a legenda a seguir para identificar as partes que compõem uma carta.
Local e data
Vocativo
Desenvolvimento
Despedida
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Texto base: Logo após um almoço “pesado”, com feijoada, arroz, salada e bife, João foi jogar futebol e teve que parar porque se sentiu mal e vomitou.
Na enfermaria a médica da escola explicou ao João que entre os quatro sistemas: digestório, circulatório, respiratório e excretor, dois ficaram mais ativos por conta do exercício e dois ficaram menos ativos, de forma que o corpo fosse capaz de disponibilizar a energia necessária para realizar o esforço físico com o futebol. A médica explicou ainda que ele passou mal pela diminuição da atividade de um dos sistemas acima, sem que ele pudesse terminar sua atividade.
Enunciado:
Por ter esquecido a explicação da médica, João pediu ajuda à Maria, sua colega, que lhe explicou. Quais são os sistemas que ficaram mais ativos e quais ficaram menos ativos durante o exercício do João?
- Biologia | 09. Botânica
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
(Pucrs) O lúpulo (Humulus lupulus) é uma liana que cresce em regiões temperadas e frias, cuja inflorescência também é usada na fabricação da cerveja. Ao observar o lúpulo, constata-se que nele
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UESB) Na natureza, encontra-se uma série de fenômenos que são classificados como ondas.Normalmente, quando se fala em ondas, a primeira imagem que vem à mente é a de uma onda do mar, no entanto, há outros tipos de ondas, como por exemplo, o som e a luz. As ondas harmônicas são o tipo mais básico de ondas periódicas e todas elas sejam periódicas ou não, podem ser modeladas como uma superposição de ondas harmônicas.
Considerando-se a equação de onda para uma onda harmônica em uma corda dada por y(x, t) = 0,03 sen(2,2x - 3,5t), em que x e y são dados em metros, e t, em segundos, é correto afirmar: