(UNIPÊ)
As partículas que formam um corpo estão em constante movimento, e a energia associada a esse estado de movimento dessas partículas faz parte da energia interna do corpo dependendo, entre outros fatores, da temperatura. Considere 50,0g de uma substância, inicialmente no estado líquido a 0°C. A variação da temperatura em função da quantidade de calor por ela absorvida é mostrada no gráfico.
Nessas condições, é correto afirmar que o calor específico da substância no estado líquido, em cal/g°C, é igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UFLA) Qual das estruturas a seguir pode secretar óleos essências , taninos, compostos fenólicos ou outras substâncias utilizadas para a defesa da planta?
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contém bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.
Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
O filme Cazuza – O tempo não pára me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê.
Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências?
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?
Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo
(FUVEST 2005 1ª FASE) Embora predomine no texto a linguagem formal, é possível identificar nele marcas de coloquialidade, como as expressões assinaladas em:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
A força de sustentação é uma força aerodinâmica que atua sobre as asas dos aviões e que surge devido à pressão estática, que atua abaixo das asas, ser maior do que a pressão dinâmica exercida pelo ar acima das asas. O gráfico apresenta o módulo da força de sustentação que atua em um pequeno avião de 6 × 103 kg de acordo com o tempo de voo. Considere a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2.
Qual é o instante aproximado em que o avião decola?
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Os satélites sempre fascinaram a humanidade. Desde a antiguidade, as pessoas observam os corpos celestes que vagam pelo céu noturno. Em meados do século XX, durante a Guerra Fria, a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética acelerou a pesquisa e desenvolvimento de satélites artificiais. Hoje em dia, eles são utilizados para diversas finalidades. Enquanto isso, os satélites naturais, nos fascinam com sua beleza e mistérios. Com a chegada da era espacial, a exploração dos satélites naturais se intensificou e novas descobertas estão sendo feitas, como a presença de água em alguns deles, o que abre possibilidades para futuras missões tripuladas.
Qual a finalidade do uso dos satélites artificiais para os seres humanos?