(PUC-SP) Dos episódios "Inês de Castro" e "O Velho do Restelo", da obra OS LUSÍADAS, de Luiz de Camões, NÃO é possível afirmar que
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFRGS) A figura abaixo apresenta o diagrama da pressão p(Pa) em função do volume de um sistema termodinâmico que sofre três transformações sucessivas: XY, YZ e ZX.
O trabalho total realizado pelo sistema após as três transformações é igual a
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Cidadania e cidadão são palavras que vêm do latim “civitas”. O termo indicava a convivência das pessoas que participavam das decisões sobre os rumos da sociedade.
(Cotrim, Gilberto. 1955. História Global – Brasil e Geral. Volume único. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 81.)
A história cumpre o papel de educar as novas gerações com concepções, ideias e informações consideradas válidas, adequadas ou corretas, segundo consensos mínimos que vão se construindo nas gerações anteriores e se legitimando ao longo do tempo. O conceito e a prática de cidadania são exemplos disso. Acerca do sentido atual do conceito de cidadania e do papel da história na construção desse conceito, assinale a afirmativa correta.
- Matemática - Fundamental | 2.2 Movimentação, Mapas e Caminhos Orientados
Luciano e Eduardo estão jogando batalha naval. Em um determinado momento, a cartela de Eduardo está assim:
Luciano não vê a cartela de Eduardo e deve dizer uma letra e um número para tentar acertar alguma embarcação da frota de seu adversário. Para acertar o porta-aviões, Luciano deve dizer
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIC) O uso do efeito Doppler para examinar as partes do corpo que se movem é chamada de técnica Doppler de diagnóstico de ultrassom. Pode-se, por exemplo, utilizar essa técnica para saber a velocidade do fluxo sanguíneo. Uma pessoa parada na porta de um hospital vê uma ambulância se aproximar com velocidade 2% da velocidade do som no ar.
Considerando que a ambulância está buzinando, a sua buzina emite um som puro de 666,4 Hz e a velocidade do som no ar é igual a 340,0 m/s, logo o som ouvido pela pessoa terá uma frequência, em kHz, é igual a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Dentes que contam história
Arqueólogos descobriram que o homem já ocupava o continente europeu
bem antes do que imaginávamos Quando o assunto é investigar a vida dos primeiros humanos da história, a ciência precisa encontrar pistas em achados fósseis – afinal, ninguém vive tanto para saber o que aconteceu há milhares de anos. Cada pista encontrada muda um pouquinho a história que contamos sobre nossos ancestrais. E acabam de chegar mais novidades: a análise de cinco dentes de cerca de 45 mil anos mudou mais uma vez o que se pensava sobre os homens pré-históricos. Os dentes já haviam sido encontrados há mais de 50 anos em duas cavernas na Europa. Mas só agora os pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e de Oxford, na Inglaterra, conseguiram fazer testes que comprovaram a sua origem e a sua tão antiga idade.
Três dentes de adulto encontrados em uma caverna da Inglaterra e dois de leite em uma caverna na Itália são agora
considerados os mais antigos vestígios do homem moderno na Europa (Foto: Chris Collins/ Natural History Museum) [...] Uma análise detalhada, que incluiu a criação de um modelo em 3D dos dentes, revelou seus verdadeiros donos. “Com o modelo tridimensional, conseguimos estudar cada detalhe da forma dos dentes e concluímos que eles eram mesmo de Homo sapiens”, afirma o arqueólogo Stefano Benazzi, da Universidade de Viena. “Há 50 anos, não era possível fazer uma análise tão sofisticada por causa da limitação da nossa tecnologia.” [...] Até hoje não se sabia ao certo quando a nossa espécie tinha chegado à Europa, mas a descoberta desses dentes mostra que nossos ancestrais já estavam lá bem antes do que se pensava, há pelo menos 45 mil anos! Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dentes-que-contam-historia/>. Acesso em: 22 jan. 2016.
Enunciado:
A partir da análise do texto, assinale a alternativa correta.