(UNICENTRO)
A adição de bromato de potássio, KBrO3(s), à massa de pão, para provocar aumento no volume, foi proibida pelos perigos que representa à saúde.
Considerando-se as informações do texto e após o balanceamento da equação química que representa a decomposição do bromato de potássio, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Ritmo poderia ser conceituado como uma repetição de acontecimentos dentro de um intervalo de tempo que varia. Por exemplo, palmas que se repetem rapidamente ou lentamente. O intervalo de tempo diminui entre elas e alteram seu ritmo.
2 – E nas artes visuais? Podemos pensar da mesma forma? Acredito que nas artes visuais o tempo está implícito na relação que uma forma estabelece com o espaço, ou seja, quando ela está repetida dentro da variação de um mesmo espaço ou não.
3 – Observe a obra Pescador da artista brasileira Tarsila do Amaral:
Veja como os coqueiros se repetem bem como as árvores. Imaginem que não houvesse as outras formas, dá para imaginar? Nosso olhar se desloca de um coqueiro para o outro, de uma árvore para outra como se desse pequenos saltos.
4 – Agora observe esta outra obra do artista brasileiro Volpi intitulada Grande Fachada Festiva:
5 – Viu como é fácil identificar o ritmo aqui também?
6 – E nestas obras do artista Guignard? Observe que a primeira mantém um ritmo nos balões, mas a segunda já não possui ritmo algum.
Tarde São João Mariana
7 – E você, poderia agora criar uma imagem que contenha ritmo? Construa seu trabalho a partir de figuras geométricas ou com formas de sua preferência que possam ser recortadas e coladas sobre o papel cartão preto que você recebeu. Use como referência uma das obras que você conheceu.
Referências:
Sobre Guignard:
www1.cultura.mg.gov.br/
Sobre Tarsila:
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
Sobre Volpi:
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alfredo- volpi/alfredo- volpi-1.php
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) Most people today have a mobile phone. In fact, many people can't imagine how they ever got along without a portable phone. However, many people also complain about cell phone users. People complain about other people loudly discussing personal matters in public places. They complain when cell phones ring in movie theaters and concert halls. They complain about people driving too slow, and not paying attention to where they are going because they are talking on a cell phone. And they complain about people walking around talking to people who aren't there.
Whenever a new communications technology becomes popular, it changes the way society is organized. Society has to invent rules for the polite way to use the new devices. Our social etiquette, our rules of politeness for cell phones, is still evolving.
Disponível em: www.indianchild.com. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
O uso de celulares em lugares públicos tem sido prática corrente. O texto aponta que essa prática tem gerado
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(Uesb)
Na manteiga, como nos óleos e gorduras, em geral, pode ocorrer a cisão de ligações duplas das cadeias carbônicas desses alimentos, sob ação de oxigênio, com a formação de ácidos que os rancificam. Para diminuir a velocidade do processo de rancificação, adicionam-se antioxidantes, a exemplo do éster propílico obtido a partir do ácido 3,4,5- triidroxibenzoico, representado pela fórmula estrutural, com objetivo de aumentar o tempo de validade de alimentos.
Uma análise dessas informações e da fórmula estrutural do antioxidante permite corretamente afirmar:
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
TUTE. Tutelandia. Disponível em: www.gocomics.com. Acesso em: 20 fev 2012
A charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside no(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Trecho de um diário
Ontem, eu passei um aperto danado na aula de História. Quem dá aula é o Gregório, e ele é durão. Tinha marcado um questionário, e eu acabei não fazendo. Levei um baita de um zero, e depois ele ainda ficava me judiando:
_ Fala, Gustavo. Por que você não fez o questionário? Qual é a dificuldade em História? – e falava alto, todo mundo ouvindo.
Eu fui ficando assim vermelho, foi me dando uma gagueira, e todo mundo assobiando e fazendo barulho e eu sei que meu olho foi ficando vermelho e, olha, graças a Deus bateu o sinal, porque eu ia estourar.
Mas depois acabou sendo legal. O Gregório me chamou, eu e mais quatro, e abriu o jogo: - vou dar uma oportunidade pra vocês. Marquei um trabalho em equipe, valendo nota. E vou colocar vocês em equipes mais fortes. Aproveitem esta chance, hem?
E eu caí na equipe da Claudinha. Valeu, puxa vida, se valeu a pena, a Claudinha é morena, tem cabelo comprido. Tem um rosto lindo, quando ela dá risada faz uma covinha na bochecha. E nunca me esnobou. Nunca mesmo. E nem é japonesa. É brasileira, é meio italiana, sei lá. É linda, linda.
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KUSPTAS, Márcia. Crescer é perigoso. São Paulo: Moderna, p.8 e 9, 1986.
O texto lido caracteriza-se como diário, pois