(UESB)
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
exto base: A professora de uma turma de 2o ano pediu aos alunos para usarem apenas os algarismos 2, 5 e 7 para formar o maior número ímpar possível com esses 3 algarismos. Veja os números que alguns alunos formaram:
Enunciado:
Qual dos alunos formou o número de acordo com as orientações dadas pela professora?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. Seu maior consumo se dá na indústria de fertilizantes, além da indústria petroquímica, de papel, de corantes e nas baterias de automóvel.
Esse ácido pode ser descrito como:
I. Um líquido incolor, viscoso e corrosivo.
II. Um ácido forte, oxiácido, mineral, fixo, além de ser forte agente oxidante.
III. Ao reagir com o metal zinco, forma o sulfato de zinco e desprende o gás hidrogênio.
IV. O ácido concentrado é um ótimo condutor de corrente elétrica, pois ele tem concentração de 96 %.
V. O hidrogeno sulfeto é a base conjugada desse ácido, segundo a teoria de Bronsted-Lowry.
- História | 5.8 Independência dos EUA
(FUVEST 2005 1ª FASE ) Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é verdadeira?
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Nobel de Física vai para 3japoneses por iluminação a LED
Copenhague - Os japonesesIsamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura (foto), este último naturalizadoamericano, foram agraciados nesta terça-feira com o Prêmio Nobel de Física 2014pela invenção, nos anos 90, do LED azul. A descoberta se inscreve no"espírito de Alfred Nobel" de fazer invenções que geram grandebenefício à humanidade, afirmou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, emEstocolmo, na Suécia. Por muitos anos, a indústria teve à sua disposição LED decor vermelha e verde. No entanto, para obter a luz branca, era necessário ter acomponente azul. A importância vem do fato que era impossível criar lâmpadascom luz branca sem o uso do azul.
“Para fazer qualquer coisa,você precisa das três cores primárias (vermelho, verde e azul). Vermelho eramais fácil por causa do arsenieto de gálio que já estava disponível, masninguém sabia como fazer o azul”, disse Nakamura em uma entrevista em 2009.Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/nobel-de-fisica-vai-para-3-japoneses-por-iluminacao-aled.Adaptado.
Empolgado com a divulgaçãoda notícia do prêmio Nobel de Física de 2014, o Sr. Piril Ampo resolvedesembolsar R$60,00 e substituir a lâmpada incandescente de sua sala, cujapotência é de 100W e cujo custo de aquisição foi de R$ 5,0 por uma lâmpada coma tecnologia LED, de 9W que tem o mesmo fluxo luminoso da lâmpada a sersubstituída. Calcule após quantos dias consecutivos de uso, aproximadamente, oSr. Piril Ampo terá recuperado a diferença entre os valores desembolsados pelasduas lâmpadas. Considere para as duas lâmpadas uma utilização diária de 7h e ocusto do kWh de R$0,30 - História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.
* Subir os degraus na vida.
* Subir os degraus da fama.
1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.
2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.
O degrau da fama é duro
É difícil pra gente subir
É uma escada com muito perigo
No começo eu logo já vi
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.
Depois, pergunte:
a) O que vocês estão observando?
b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?
c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?
3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.
Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.