(INTA) A armação de um par de óculos é feita de certa resina. Em temperatura ambiente de 20°C, a armação tem aberturas de 4,00 cm de raio para as lentes. Se as lentes têm 4,01 cm de raio, o coeficiente de dilatação linear da resina é igual a 5,0.10-4/°C e tiverem que ser introduzidas na armação, essa deve ser aquecida até uma temperatura, em °C, igual a
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- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Entre os séculos XVI a XIX, foi grande a quantidade de negros que chegou ao Brasil. Homens, mulheres e crianças foram trazidas à força da África e pertenciam a muitos povos, tinham modos de vidas diferentes uns dos outros. Ao chegarem , eram escravizados. Nas imagens a seguir pode-se observar como era a relação do branco e do negro, bem como o modo de vida deles.
A partir das imagens, observa-se que existem algumas situações e características que permaneceram desde a chegada dos negros ao Brasil até a atualidade.
Essas permanências podem ser percebidas como
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT)
23592U + 10n → 23692U → 14056Ba + 9336Kr + y + energia
O bombardeio de um radionuclídeo de urânio 235, por um nêutron, produz a reação de fissão nuclear representada pela equação nuclear, a qual dá origem a uma serie de reações em cadeia, com liberação de uma grande quantidade de energia no interior de um reator atômico.
A partir dessas considerações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia a crônica, a seguir.
PECHADA
Luís Fernando Veríssimo
O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de "Gaúcho". Porque era gaúcho. Recém-chegado do Rio Grande do Sul, com um sotaque carregado.
– Aí, Gaúcho!
– Fala, Gaúcho!
Perguntaram para a professora por que o Gaúcho falava diferente. A professora explicou que cada região tinha seu idioma, mas que as diferenças não eram tão grandes assim. Afinal, todos falavam português. Variava a pronúncia, mas a língua era uma só. E os alunos não achavam formidável que num país do tamanho do Brasil todos falassem a mesma língua, só com pequenas variações?
– Mas o Gaúcho fala "tu"! – disse o gordo Jorge, que era quem mais implicava com o novato.
– E fala certo – disse a professora. – Pode-se dizer "tu" e pode-se dizer "você". Os dois estão certos. Os dois são português.
O gordo Jorge fez cara de quem não se entregara.
Um dia o Gaúcho chegou tarde na aula e explicou para a professora o que acontecera.
– O pai atravessou a sinaleira e pechou.
– O que?
– O pai. Atravessou a sinaleira e pechou.
A professora sorriu. Depois achou que não era caso para sorrir. Afinal, o pai do menino atravessara uma sinaleira e pechara. Podia estar, naquele momento, em algum hospital. Gravemente pechado. Com pedaços de sinaleira sendo retirados do seu corpo.
– O que foi que ele disse, tia? – quis saber o gordo Jorge.
– Que o pai dele atravessou uma sinaleira e pechou.
– E o que é isso?
– Gaúcho... Quer dizer, Rodrigo: explique para a classe o que aconteceu.
– Nós vinha...
– Nós vínhamos.
– Nós vínhamos de auto, o pai não viu a sinaleira fechada, passou no vermelho e deu uma pechada noutro auto.
A professora varreu a classe com seu sorriso. Estava claro o que acontecera? Ao mesmo tempo, procurava uma tradução para o relato do gaúcho. Não podia admitir que não o entendera. Não com o gordo Jorge rindo daquele jeito.
"Sinaleira", obviamente, era sinal, semáforo. "Auto" era automóvel, carro. Mas "pechar" o que era? Bater, claro. Mas de onde viera aquela estranha palavra? Só muitos dias depois a professora descobriu que "pechar" vinha do espanhol e queria dizer bater com o peito, e até lá teve que se esforçar para convencer o gordo Jorge de que era mesmo brasileiro o que falava o novato. Que já ganhara outro apelido: Pechada.
– Aí, Pechada!
– Fala, Pechada!
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/pechada-634220.shtml>. Acesso em: 28 dez. 2014.
Releia o trecho.
“– Nós vinha...
– Nós vínhamos.
– Nós vínhamos de auto, o pai não viu a sinaleira fechada”.
Explique por que a professora corrigiu o aluno, nessa parte do diálogo.
- História | 5.7 Iluminismo
(PUC-CAMPINAS) Um pensamento liberal moderno, em tudo oposto ao pesado escravismo dos anos 1840, pode formular-se tanto entre políticos e intelectuais das cidades mais importantes quanto junto a bacharéis egressos das famílias nordestinas que pouco ou nada poderiam esperar do cativeiro em declínio.
(BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 224)
Faz parte das características do pensamento liberal europeu, no século XIX, a defesa:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
Script para o professor:
Listen and mark: “I can spy with my little eye a ship!”