(UEFS) A necessidade de medir o quente e o frio levou à construção do termômetro, e o aperfeiçoamento dessas medidas deu origem às várias escalas termométricas. A temperatura cuja indicação, na escala Celsius, corresponde a 1/3 da respectiva indicação, na escala Fahrenheit, é igual, em °F, a
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UEFS) Uma das hipóteses — desequilíbrio hormonal — para explicar a obesidade considera a complexa regulação fisiológica de células adiposas.
A figura esquematiza aspectos básicos dessa hipótese.
Sobre as células adiposas, constituintes de um tipo especial de tecido conjuntivo, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 08. O Teorema de Pitágoras
A famosa ponte de Londres falhou ao ser elevada para a passagem do tráfego fluvial. As superestruturas levadiças (seções que se elevam) da ponte pararam quando o ângulo de elevação era de 0°. Já que o tráfego fluvial é muito grande, você deverá determinar a largura e a altura máxima (na parte superior) dos barcos que pretendem passar por baixo da ponte. Para isso, você dispõe de uma planta da ponte que está traçada em uma escala de 1:150. Nessa planta, você deve tomar as medidas correspondentes e calcular as dimensões máximas toleradas para a passagem de barcos, levando em consideração o ângulo de elevação em que a ponte permaneceu. Lembre-se de que o plano está em uma escala reduzida, mas você precisará fornecer as medidas reais permitidas para os barcos que precisam cruzar sob a ponte.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A independência política do Brasil não aconteceu de um dia para outro, mas foi o resultado de um longo processo de contestação do domínio português, em diferentes regiões da Colônia. Como nos tornamos um país independente?
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(UNIFESP)
Considerando-se a situação de comunicação entre Garfield e seu dono, a frase, em linguagem coloquial, que preenche o balão do último quadrinho é:
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo
(ENEM 2009 CANCELADO)
Texto 1
O Morcego
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.
“Vou mandar levantar outra parede...”
Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!
Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!
A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994.
Texto 2
O lugar-comum em que se converteu a imagem de um poeta doentio, com o gosto do macabro e do horroroso, dificulta que se veja, na obra de Augusto dos Anjos, o olhar clínico, o comportamento analítico, até mesmo certa frieza, certa impessoalidade científica.
CUNHA, F. Romantismo e modernidade na poesia. Rio de Janeiro: Cátedra, 1988 (adaptado).
Em consonância com os comentários do texto 2 acerca da poética de Augusto dos Anjos, o poema O morcego apresenta-se, enquanto percepção do mundo, como forma estética capaz de