(UESB) A temperatura mais baixa de todos os tempos foi observada na estação russa de Vostok, na Antártica: 89,2℃ negativos. No Brasil, a maior temperatura registrada oficialmente foi de 44,7℃, em Bom Jesus, no Piauí.
A variação entre a mais alta e a mais baixa temperatura registradas, na escala Fahrenheit, é, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Pero un día, le fue presentado a Cortés un tributo bien distinto: un obsequio de veinte esclavas llegó hasta el campamento español y entre ellas, Cortés escogió a una.
Descrita por el cronista de la expedición, Bernal Díaz del Castillo, como mujer de “buen parecer y entremetida y desenvuelta”, el nombre indígena de esta mujer era Malintzin, indicativo de que había nacido bajo signos de contienda y desventura. Sus padres la vendieron como esclava; los españoles la llamaron doña Marina, pero su pueblo la llamó la Malinche, la mujer del conquistador, la traidora a los indios. Pero con cualquiera de estos nombres, la mujer conoció un extraordinario destino. Se convirtió en “mi lengua”, pues Cortés la hizo su intérprete y amante, la lengua que habría de guiarle a lo largo y alto del Imperio azteca, demostrando que algo estaba podrido en el reino de Moctezuma, que en efecto existía gran descontento y que el Imperio tenía pies de barro.
FUENTES, C. El espejo enterrado. Ciudad de México: FCE, 1992 (fragmento).
Malinche, ou Malintzin, foi uma figura chave na história da conquista espanhola na América, ao atuar como
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Ao mesmo tempo mocinho e vilão, o ozônio presente na estratosfera (camada superior da atmosfera terrestre) atua na proteção contra os raios ultravioleta, porém, nas cidades, o ozônio presente na troposfera (camada inferior da atmosfera), em grande quantidade, prejudica a saúde humana.
Assim, nas cidades, quando a qualidade do ar fica inadequada pela alta concentração de ozônio, devido às atividades antropogênicas, as pessoas podem sentir ardor nos olhos, nariz e garganta, além de tosse seca e cansaço.
Com a inalação do ozônio, os cílios das vias aéreas, que ajudam na remoção de impurezas do ar inalado, são os primeiros a serem destruídos, o que propicia o aparecimento de enfermidades.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que o ozônio.
- Química | A. Cálculos Químicos
O consumo excessivo de sal de cozinha é responsável por várias doenças, entre elas a hipertensão arterial. O sal rosa é uma novidade culinária pelo seu baixo teor de sódio se comparado a de outros sais. Cada 1 g desse sal contém cerca de 230 mg de sódio contra os cerca de 400 mg de sódio encontrados nessa mesma quantidade e um sal de cozinha tradicional. Estima-se que no Brasil a dose diária de consumo de sal de cozinha seja de 12 g, e a dose máxima recomendada é de menos de 5 g por dia. Considere a massa molar do sódio igual a 23 g/mol.
MILL. J. G. et al. Estimativa do consumo de sal pela população brasileira: resultado da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Rev. Bras. Epidemiol., n, 22, 2019 (adaptado).
Considerando-se a dose estimada de consumo de sal de cozinha no Brasil, em 30 dias um indivíduo que substituir o sal de cozinha tradicional pelo sal rosa promove uma redução na quantidade de sódio ingerida, em mol, mais próxima de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Os usuários de smartphones se tornaram “caramujos humanos carregando suas casas no bolso”, com uma tendência a ignorar amigos e familiares em favor de seus celulares, de acordo com um estudo novo.
“O smartphone não é mais apenas um dispositivo que usamos, ele se tornou o lugar onde vivemos”, disse o professor e antropólogo Daniel Miller, que conduziu o estudo. “O outro lado disso para os relacionamentos humanos é que a qualquer momento, seja durante uma refeição, uma reunião ou outra atividade compartilhada, uma pessoa com quem estamos pode simplesmente desaparecer, tendo ‘ido para casa’ ou seja, seu smartphone”, explica.
Esse fenômeno estava levando à “morte da proximidade” quando se trata de interação face a face, disse ele.
“Este comportamento e a frustração, decepção ou mesmo ofensa que pode causar é o que chamamos de ‘morte da proximidade’. Estamos aprendendo a viver com o risco de que, mesmo quando estamos fisicamente juntos, podemos estar sozinhos social, emocional ou profissionalmente”, continuou.
Se houver uma causa específica para essa transformação, os pesquisadores sugerem que podem ser aplicativos de bate-papo, como o WhatsApp, que eles chamam de “coração do smartphone”. “Para muitos usuários na maioria das regiões, um único aplicativo agora representa a coisa mais importante que o smartphone faz por eles”, analisa o especialista.
Ao contrário de muitas explorações sobre o uso de smartphones, o estudo se concentrou especificamente em adultos “que não se consideram nem jovens nem idosos”.
Os pesquisadores também descrevem como essa “casa” pode estar longe de ser um lugar de descanso.
Eles observam que “de outras formas, o smartphone pode reduzir a experiência anterior do lar como refúgio”. Agora, espera-se que os funcionários continuem em contato com seu trabalho, por exemplo, mesmo depois de deixar o local de trabalho.
Mas Miller alertou contra uma visão excessivamente negativa. “O smartphone está nos ajudando a criar e recriar uma vasta gama de comportamentos úteis, desde o restabelecimento de famílias extensas até a criação de novos espaços para saúde e debate político”, disse ele.
Disponível em: www.revistaplaneta.com.br. Acesso em: 15 maio 2021 (adaptado).
O uso dos smartphones tem sido objeto de pesquisa e de análise, inclusive em relação ao comportamento dos indivíduos. De acordo com o texto, em relação a esse uso de dispositivos móveis, é certo afirmar que
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(IFPE – MODIFICADA) Um professor de Química lançou um desafio para os seus estudantes. Eles receberam 25 equações para balancear - a cada acerto, o estudante ganhava 4 pontos; e, a cada erro, perdia 1 ponto. Um estudante desse curso, ao terminar de balancear as 25 equações, obteve um total de 60 pontos. Assim esse estudante acertou