(UEFS) As células que constituem o sistema imune atuam em conjunto de uma forma orquestrada para assegurar proteção ao corpo humano.
De acordo com os conhecimentos relacionados às características das células que compõem o sistema imunitário humano e seu modo de ação, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UESC) Com novas técnicas de extração das essências dos alimentos, pesquisadores captaram as moléculas de flavorizantes que podem dar o cheirinho apetitoso e o sabor a produtos alimentícios industrializados. Basicamente, o segredo está na extração de odores de carnes, peixes, legumes, e na transferência aos alimentos. Assim, são criados os sabores de caldos de carne e de galinha, o de salgadinhos, o de sopas, os de temperos e os de sucos.
Os flavorizantes utilizados para realçar os sabores e os aromas de alimentos, dentre outros fatores, estão associados
I. à velocidade de difusão de vapores no ar atmosférico que é diretamente proporcional à massa molar do flavorizante.
II. à presença de grupos funcionais da classe dos ésteres, éteres, e álcoois de substâncias químicas voláteis.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
No turno da manhã de uma escola, foi feita uma enquete sobre o Horário de Verão, entre os alunos do Ensino Fundamental II. O registro do resultado da enquete está no gráfico:
Sabendo que 90 alunos não responderam a enquete.
Escolhendo um aluno de forma aleatória, na escola no turno da manhã, determine a probabilidade, em forma de porcentagem,
A) de um aluno ter respondido que o horário de verão é ruim.
B) de um aluno ter respondido que o horário de verão é excelente.
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A ilustração seguinte refere-se a uma estrutura celular.
NÃO é funçãoo realizada por essa estrutura, a(o):
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(ACAFE) Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.
Sobre o tema abordado no esquema, analise as afirmações a seguir.
I. Uma cadeia alimentar é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de nutrição dos organismos. Dependendo do nível trófico ocupado, os organismos podem ser produtores, ou consumidores, ou decompositores.
II. Os produtores são seres autótrofos, sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. Transformam energia luminosa em energia química através da fotossíntese. Essa energia nutre os tecidos vegetais que servirão de fonte energética para outros organismos, com eficiência ecológica média de 90%.
III. A decomposição é um processo de transformação da matéria orgânica em moléculas simples, que podem ser reutilizadas pelos produtores, num processo natural de reciclagem.
IV. A teia alimentar é caracterizada pelo conjunto de cadeias alimentares, ligadas entre si e, geralmente, representadas como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema.
V. A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. A produtividade bruta corresponde ao total de matéria orgânica acumulada depois de descontados os gastos referentes à atividade metabólica, enquanto a produtividade líquida corresponde ao total de matéria orgânica acumulada.
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
A angiogênese é um mecanismo bem regulado em nosso organismo, sendo fundamental durante o desenvolvimento embrionário. Na fase adulta, no entanto, esses vasos sanguíneos, que, às vezes, brotam fora de hora e de lugar, podem estar relacionados a problemas graves, como o câncer. Nesse caso, o tumor só consegue se desenvolver, se houver suprimento sanguíneo, que o alimenta e o ajuda a crescer e a se espalhar por outros tecidos. Há muito se sabe que os genes HIF1A e VEGFA são os principais responsáveis pela regulação da formação da angiogênese. O que os ativava ou desativava, no entanto, permanecia sendo um mistério.
Os microRNAs são moléculas, que controlam a expressão de um tipo específico de RNA mensageiro e inibem a expressão das moléculas às quais se ligam. Segundo Diana Nunes, “Quando um microRNA se liga a um RNA mensageiro, como no caso do VEGFA, ele o regula negativamente, impedindo sua tradução em proteína.”
Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/03/23/freios-moleculares/(Adaptado).
Acesso em: julho 2015.
Sobre isso, analise os itens a seguir:
I. O RNAm descrito no texto transmite as instruções contidas nos genes, levando à produção de proteínas, que iniciam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos.
II. Na regulação descrita, microRNAs específicos se ligavam aos RNAs mensageiros de HIF1A e VEGFA, impedindo que eles fossem traduzidos em proteínas e, com isso, se iniciasse o surgimento de novos vasos sanguíneos.
III. Se a expressão dos microRNAs for aumentada, os RNAs mensageiros de VEGFA e HIF1A ficarão livres para produzir proteínas e iniciar a angiogênese.
IV. A regulação desses genes ocorre durante a replicação e começa quando a RNA polimerase se encaixa no promotor, iniciando a síntese do RNAm.
Estão CORRETOS.