(UNIT) A contaminação do ser humano pelos patógenos ocorre por via sanguínea, tecido que se caracteriza, entre outros aspectos, por:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto I
Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos
Cientistas da University College de Londres afirmam ser capazes de detectar o amor com tomografias. Elas mostram que os primeiros sinais de amor verdadeiro produzem mudanças claras no cérebro das pessoas, que podem ser vistas por meio de ressonância magnética. “Nós observamos a atividade no cérebro produzida pela visão da foto da pessoa amada”, explica o neurobiólogo Semir Zeki.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0607200004.htm>. Acesso em: 17 fev. 2014.
Texto II
A prova do amor
“Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos.”
Quando é que nós vamos casar, perguntava ela, impaciente – e não sem alguma razão: estavam juntos havia cinco anos, e o namorado não se decidia. E não se decidia, segundo alegava, por uma boa razão: não sabia ao certo se a amava. [...] Como se comprova objetivamente o amor?
A moça não estava disposta a continuar essa discussão, para ela bizantina. Deu-lhe um ultimato: que resolvesse de uma vez se a amava ou não. O que o deixou consternado. [...] Foi então que leu no jornal a notícia sobre o trabalho dos pesquisadores ingleses. Sim, ali estava a solução para seu problema.
Por meio de um amigo médico, fez contato com os cientistas, oferecendo-se como cobaia. Para sua alegria, eles o aceitaram. E assim, sem nada dizer à namorada, ele tomou o avião e foi para Londres.
O teste foi muito simples. Pediram-lhe que olhasse durante alguns minutos a foto da namorada, que trouxera consigo. Depois disso, fariam uma tomografia para avaliar a atividade cerebral em certa área que eles, espirituosamente, denominavam “área do amor”. Pediram só algum tempo para discutirem os achados: não queriam cometer erros.
No dia seguinte lá estava ele, ansioso. O cientista que o recebera veio a seu encontro, sorridente: nunca tinham visto tanta atividade na área do amor. O seu cérebro, concluiu, é o retrato da paixão.
Agora seguro quanto a seus sentimentos, ele voltou para o Brasil. Na semana seguinte, casou.
De maneira geral, pode-se dizer que é feliz. Mas às vezes briga com a mulher, às vezes fica com o saco cheio do casamento. E é então que uma dúvida lhe ocorre, uma dúvida cruel para a qual ele não tem resposta, ou não quer encontrar resposta: e se tivessem trocado a tomografia?
SCLIAR, Moacyr. “A prova do amor”. In: Folha de S.Paulo, 10 jul. 2000. Adaptado.
No texto II, percebe-se o humor no trecho:
- História | Geral
(UPE)
Essa é a imagem de um mosaico elaborado na província romana da África, atuais Tunísia e Argélia, no séc. IV d.C. Ela mostra um senhor de terras vândalo, povo germânico, que conquistara a região.
Sobre essa imagem, é CORRETO afirmar que
- Física | A. Escalar
A figura abaixo mostra duas partículas A e B se movendo em pistas retas e paralelas, no sentido positivo do eixo x. A partícula A se move com velocidade constante de módulo VA = 8,0 m/s. No instante em que A passa pela posição x = 500 m, a partícula B passa pela origem, x = 0, com velocidade de VB = 45 m/s e uma desaceleração constante cujo módulo é 1,5 m/s2. Qual dos gráficos abaixo pode representar as posições das partículas A e B em função do tempo?
- História | 2.3 Segundo ReinadoEscravo fugido. Jornal Correio Paulistano, 13 da abril de 1879.Disponível em: http/bndigital.bn.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado).No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS)
Quando carbeto de cálcio, CaC2, é aquecido em um forno elétrico, na presença de nitrogênio atmosférico, a 1100oC, dá origem à cianamida de cálcio, empregada largamente como fertilizante nitrogenado de ação lenta, pois leva alguns meses, no solo, para se hidrolisar de acordo com a equação química II. Como a cianamida de cálcio não é arrastada pelas chuvas, é um fertilizante melhor do que o nitrato de amônio, NH4NO3, e a ureia, CO(NH2)2.
Uma análise dessas informações permite afirmar: