(UNIT) O termo colisão representa um evento durante o qual duas partículas se aproximam e interagem por meio de forças. Com base nos conhecimentos sobre Impulso e Momento Linear, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(EPCAR) Certa máquina, funcionando normalmente 5 horas por dia, gasta 3 dias para produzir 1.200 embalagens.
Atualmente está com esse tempo de funcionamento diário reduzido em 20% trabalhando, assim, apenas T horas por dia.
Para atender uma encomenda de 1.840 embalagens, aproveitando ao máximo em todos os dias o seu tempo T de funcionamento, ela gastará no último dia:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UNIOESTE) Os alimentos fornecem aos organismos a energia necessária para a realização de seus processos celulares e metabólicos. Também são fontes de matéria-prima para o desenvolvimento e manutenção do organismo. A digestão é um processo fisiológico a partir do qual os alimentos são reduzidos a pequenas partículas absorvíveis e disponíveis para a utilização metabólica. Considerando-se o processo da digestão e a estrutura do sistema digestório dos organismos, é CORRETO afirmar que
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Leia o texto.
A motivação popular nas Cruzadas
O povo, para quem os árabes eram por toda parte objeto de horror e de ódio, já se mostrava muito propenso a persegui-los. O comércio que eles faziam tinha posto em suas mãos uma grande parte do ouro que circulava na Europa. A vista de suas riquezas devia irritar os cruzados, que na maior parte tinham sido reduzidos a implorar a caridade dos fiéis, para realizar a sua peregrinação. É também provável que os árabes tenham insultado com suas zombarias o entusiasmo dos cristãos pela Cruzada. Todos esses motivos, reunidos à sede do saque, acenderam o fogo da perseguição.
MICHAUD, J. F. História das Cruzadas. São Paulo: Editora das Américas, s.d., p. 131.
Além das motivações religiosas, as Cruzadas eram atraentes para os europeus já que
- História | 1.1 Pré-Colonial
Foi o próprio navegador Cristóvão Colombo quem cunhou o nome “canibal”. O nome foi vinculado a can (cão), e a Cam, personagem bíblico mencionado no livro do Gênesis. Cam era o filho mais novo de Noé, amaldiçoado e condenado a ser o “servo dos servos”.
[...] No diário de sua primeira viagem ao Caribe, o explorador menciona, entre curioso e indignado, que os nativos das ilhas tinham o costume de comer carne humana, e assim os chama de “caribes” ou “canibes”. A difusão da prática do canibalismo ajudou a consolidar um novo propósito: o de escravizar os nativos.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (adaptado). VOT2022.
A escravidão indígena existiu durante todo o período colonial, mesmo com a predominância dos escravos africanos. No texto, percebe que os europeus justificaram a escravidão dos nativos
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(ACAFE) A doença de Gaucher possui origem genética e tem sido tradicionalmente classificada em três subtipos, Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3. Apresenta como característica o acúmulo de glucosilceramida nos macrófagos/monócitos. Ocorre devido a uma deficiência da enzima lisossomal beta-glicosidade ácida, também conhecida como glicocerebrosidase. Sua tarefa, em indivíduos livres da doença, é realizar a quebra de um substrato lipídico, o glicocerebrosídeo, no interior da célula. Em consequência da alteração no gene responsável por produzir a enzima em questão, sua quantidade é insuficiente e não apresenta capacidade de decompor o substrato na velocidade ideal, passando a acumular-se nos ribossomos. Na genealogia a seguir, os indivíduos representados por símbolos escuros são afetados pela doença de Gaucher Tipo 1.
Após análise da genealogia e de acordo com os conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto: