(UEFS) Um corpo de 2,0 kg, com velocidade de 8,0 m/s, colide de frente com outro corpo de massa 5,0 kg movendo-se com uma velocidade de 4,0 m/s. O corpo de 5,0 kg permanece em repouso após a colisão.
Dessa forma, o módulo da velocidade final do corpo de 2,0 kg é igual, em m/s, a
Questões relacionadas
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(Ufrgs) Três espécies diploides diferentes de plantas da família do girassol, convivendo em uma mesma área geográfica, geraram híbridos férteis incapazes de cruzar com as espécies ancestrais. Essas espécies novas se espalharam por uma área geográfica maior que a ocupada pelas espécies parentais.
Nesse caso, o processo e o mecanismo de especiação que melhor se adaptam à situação descrita são, respectivamente,
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Bebidas alcoólicas, algumas soluções desinfetantes ou até álcool combustível são exemplos de misturas constituídas por etanol (CH3CH2OH) e água. A “afinidade” entre esses líquidos é suficiente para possibilitar que a mistura formada por 500 mL de água e 500 mL de etanol origine uma solução de 970 mL, em um processo que envolve liberação de pequena quantidade de energia. De certa forma, isso constitui um problema para os fabricantes, uma vez que, para obterem um litro dessa mistura, necessitariam misturar mais do que 500 mL de cada um dos líquidos.
Do ponto de vista da química, a que se deve essa variação de volume?
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Coniderando uma onda transversal que propaga-se com velocidade de 12 m/s numa corda tensionada. O gráfico abaixo representa a configuração desta onda na corda, num dado instante de tempo.
O comprimento de onda e a amplitude desta onda transversal são, respectivamente,
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
No esquema as setas indicam o sentido de circulação do sangue.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(USF) O estudo do transporte e regulação do íon cálcio no coração tem-se estendido e o projeto “Transporte de cálcio em miócitos ventriculares de ratos durante o desenvolvimento pós-natal” é um exemplo disso.
Sendo um íon responsável pela contração do músculo cardíaco, há fortes indicações de que muitas doenças que levam a insuficiências nas funções do coração, como hipertensão arterial, isquemia miocárdica, hipertrofia e distúrbio de ritmo, estão ligadas a alterações no transporte de cálcio.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/1999/03/01/dentro-do-coracao/. Acesso em: 11/10/2017 (Adaptado).
Com base nos conhecimentos sobre o íon cálcio no organismo, é correto afirmar que: