(UNIT)
Um corpo de massa 2,0 kg desloca-se horizontalmente sob a ação de uma força horizontal cuja intensidade varia com o tempo, de acordo com a figura. Considerando-se que, inicialmente, o corpo se encontra em repouso, sua velocidade, após um tempo de 2,0s, em m/s, tem módulo igual a
Questões relacionadas
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERN) “Uma série de revoltas se alastrou por países árabes este ano, e já derrubou três governos no norte da África: Tunísia (em janeiro), Egito (fevereiro) e Líbia (agosto). A professora Vânia Carvalho Pinto, da UnB, ressalta que nenhum dos três é uma monarquia – onde os soberanos têm outras fontes de legitimidade, inclusive descenderem de Maomé. ‘A única que sofreu uma ameaça séria é o Bahrein, onde a revolta da maioria xiita foi suprimida com ajuda da Arábia Saudita’”.
(http://www.estadao.com.br/noticias/)
O fato relatado teve início em dezembro de 2010, quando um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de primavera
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(IFCE) Um íon pode ser conceituado como um átomo ou grupo de átomos, com algum excesso de cargas positivas ou negativas. Nesse contexto, a distribuição eletrônica do íon pode ser representado corretamente por
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Leia o texto a seguir sobre o pacto de vassalagem.
As obrigações entre o suserano e seu vassalo podiam ser firmadas numa cerimônia complexa, na qual eram dados vários passos.
Em um primeiro momento, o futuro vassalo ajoelhava-se perante aquele que se tornava seu senhor e passava a se considerar homem de sua confiança.
Depois, o vassalo jurava fidelidade ao senhor diante da Bíblia ou de relíquias de santos. Em algumas regiões, esse ato era concluído com um beijo.
O último ato da celebração era a investidura, pela qual o vassalo recebia do senhor um ramo ou algum objeto que representava a doação de um feudo.
Texto adaptado - Júnior, Hilário Franco. O feudalismo. São Paulo, Brasiliense, 1983. p. 44.
A partir do texto, podemos apontar como característica do feudalismo
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
Qual o nome dado para a ação realizada pelo poder público que preserva os bens culturais, na medida em que impede legalmente a sua destruição ou descaracterização?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de: