(UEFS)
O pêndulo mostrado na figura é abandonado de uma altura h = 20,0 cm. Desprezando-se os efeitos da resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s², é correto afirmar que a massa pendular de 100,0g tem, no ponto inferior da sua trajetória, o módulo da quantidade de movimento, no SI, igual a
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
De acordo com o Jornal BBC, pouco depois dos ataques de 11 de Setembro, a CIA teria recorrido a métodos controversos de interrogatório, como parte da chamada "guerra contra o terror" do ex-presidente George W. Bush. Entre as técnicas usadas estariam privação do sono, tapas no rosto, exposição dos prisioneiros a baixas temperaturas, além da simulação de afogamento. Na época, a CIA defendeu suas ações, dizendo que salvaram vidas.
Apesar da tática dos EUA ser uma clara violação dos direitos humanos, a técnica revela que o Estado por vezes se vale de um (uma)
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST) A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação C6 H12O6 → 2 CO2 + 2 CH3 CH2 OH + 2 ATP. Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentose bebidas. Esse processo ocorre __________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de __________.
As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por:
- História
As sociedades mudam suas práticas sociais e conservam outras através da sua convivência no decorrer do tempo histórico. Na época da colonização portuguesa, havia, no Brasil, uma sociedade marcada pela escravidão e a injustiça social. Nos engenhos produtores de açúcar,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.1 Introdução à Morfologia
Leia um trecho da canção Trem das Cores de Caetano Veloso para responder à questão. A franja na encosta
Cor de laranja
Capim rosa chá
O mel desses olhos luz
Mel de cor ímpar
O ouro ainda não bem verde da serra
A prata do trem
A lua e a estrela
Anel de turquesa
Os átomos todos dançam
Madruga
Reluz neblina
Crianças cor de romã
Entram no vagão
O oliva da nuvem chumbo
Ficando
Pra trás da manhã
E a seda azul do papel
Que envolve a maçã
As casas tão verde e rosa
Que vão passando ao nos ver passar
Os dois lados da janela [...] Disponível em: <http://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 15 out. 2013.
Enunciado:
Essa canção ilustra de forma metafórica o percurso de um trem entre paisagens com cores e contornos variados. O compositor faz uma construção delicada usando as palavras de forma poética e criativa.
Preencha o quadro a seguir, classificando as palavras grifadas de acordo com a classe gramatical a que pertencem.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
Marque a alternativa em que a relação entre o período e sua classificação está corretamente indicada.