(BAHIANA)
A figura representa uma seringa contendo uma vacina que promove a proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Considerando-se o medicamento como um fluido ideal e o escoamento como estacionário durante a injeção dessa vacina, com base nos conhecimentos de hidrodinâmica, pode-se afirmar corretamente que a:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a gravura e o mapa abaixo referentes às paisagens naturais africanas:
A vegetação da gravura faz parte da paisagem natural africana. Identifique nas alternativas abaixo aquela que indica corretamente o tipo de vegetação, sua localização no mapa de acordo com a indicação numérica e as características desse tipo de formação:
- Química | 2.6 Eletroquímica
Texto I
Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais. Em uma biocélula microbiológica, bactérias catalisam reações de oxidação de substratos orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem por um circuito externo até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.
AQUINO NETO. S. Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula e combustível etanol/O2 Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 23 jun. 2015 (adaptado).
Texto II
Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (E0 ’) apresentam valores característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semirreações de redução e seus respectivos potenciais:
2 CO2 + 7 H+ + 8e– → CH3OO– + 2 H2O E°’ = – 0,3 V O2 + 4 H+ + 4e– → 2 H2O E°’ = + 0,8 V
SCOTT, K.; YU, E. H. Microbial electrochemical and fuel cells: fundamentals and applications. Woodhead Publishing Series in Energy. n. 88, 2016 (adaptado).
Nessas condições, qual é o número mínimo de biocélulas de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V?
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EEAR) Um buffet foi contratado para servir 100 convidados em um evento. Dentre os itens do cardápio constava água a 10°C. Sabendo que o buffet tinha em seu estoque 30 litros de água a 25°C determine a quantidade de gelo, em quilogramas, a 0°C necessário para obter água à temperatura de 10°C.
Considere que a água e o gelo estão em um sistema isolado.
Dados:
densidade da água= 1 g/cm3
calor específico da água = 1 cal/g°C
calor de fusão do gelo = 80 cal/g°C
calor específico do gelo = 0,5 cal/g°C
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Espelho comprido
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo (youtube)
- Xerox do desenho anexo
- Giz de cera ou lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá levar para a sala de aula um espelho comprido. Oriente as crianças a observarem seu próprio corpo e o corpo de seu colega, expressando oralmente o que estão observando.
- Explore com as crianças os pontos e as linhas existentes no corpo.
- Deixem que eles percebam os pontos do corpo como as narinas, os olhos, verrugas, ou outras marcas que tenham. Mostre também as linhas do corpo como o rosto, pescoço, mãos, articulações, etc.
- Organize as crianças em uma roda e trabalhe a música “Agora eu quero ver - Patati - Patatá”, fazendo os movimentos com o corpo conforme a letra da música. Mostre como se faz e em seguida peça que as crianças a acompanhe.
- Disponível:https://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/agora-eu-quero-ver.html
- Entregue as crianças o desenho impresso. Disponibilize o giz de cera ou o lápis de cor e oriente-as a cobrir o contorno do corpo e depois observar e desenhar o que está faltando.
- Neste momento, lembre as crianças do que deverá ser desenhado, perguntando: “o que está faltando neste desenho? “ o rosto está completo? “não se esqueçam de desenhar o cabelo”, etc.
- Mostre sempre para as crianças as linhas e pontos que estão utilizando para fazer este desenho.
- Deixe as crianças usarem a imaginação e colorir o desenho.
- Fonte: http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/contorno-do-corpo-humano
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/613122936740818910/
- Biologia | D. Excreção
O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.
Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis:
I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue.
II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua.
III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo.
Está correto apenas o que se afirma em: