(UNIT) Tratando-se dos conhecimentos sobre a hidrostática, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O princípio de Arquimedes é formulado a partir da lei de Stevin.
( ) Um manômetro de mercúrio é uma aplicação do princípio de Pascal.
( ) O funcionamento de uma prensa hidráulica é alicerçado pelo princípio de Pascal.
( ) A razão entre o volume imerso do iceberg e o seu volume total é igual à razão entre a densidade da água do mar e a densidade do gelo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- Geografia | 6. Econômica
Examine o mapa.
Considerando a iniciativa de doze países sul-americanos de promoção do desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia e comunicação, o destaque indicado com X na legenda do mapa corresponde a
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Um comerciante visita um centro de vendas para fazer cotação de preços dos produtos que deseja comprar. Verifica que se aproveita 100% da quantidade adquirida de produtos do tipo A, mas apenas 90% de produtos do tipo B. Esse comerciante deseja comprar uma quantidade de produtos, obtendo o menor custo/benefício em cada um deles. O quadro mostra o preço por quilograma, em reais, de cada produto comercializado.
Os tipos de arroz, feijão, soja e milho que devem ser escolhidos pelo comerciante são, respectivamente,
- Biologia | 8.6 Verminoses
As verminoses representam um grande problema de saúde pública, especialmente nos países subdesenvolvidos. Dentre os vermes parasitas do ser humano podemos destacar os seguintes: Schistosoma mansoni, Taenia solium e Wuchereria bancrofti.
A respeito desses vermes ou as doenças causadas por eles, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Rachel de Queiroz estreou na literatura com apenas 20 anos. Seu romance O quinze retrata o drama da seca e dos retirantes de forma pessoal e intensa. Ela viveu a experiência da seca, o que lhe serviu de base para retratar o drama dos nordestinos. Suas obras iniciais tematizam a seca, o coronelismo e a miséria humana, sem perder o traço psicológico do indivíduo da terra, que, diante da fatalidade existencial, acaba se conformando com sua situação e sua condição de pobreza.
Disponível em: www.https://maestro.plurall.net. Acesso em: 23 fev. 2021.
TEXTO II
Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado ali para os retirantes. O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro. Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
– Ih! sal puro! Mesmo que pia!
Mocinha explicou:
– Não tinha água mode lavar…
Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos.
Cordulina pediu:
– Chico, vê se tu arranja uma aguinha pro café…
Apesar da fadiga do longo dia de mancha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro, também lhe pedia água.
Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum naco de rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta. […]
QUEIROZ, R de. O quinze. São Paulo: José Olympio, 2012.
A rotina dos retirantes, fugidos da seca, é o cenário em que Rachel de Queiroz expõe a condição humana. O “conformar-se com a situação” evidenciado no Texto I encontra exemplificação no Texto II ao se apresentar
- Química | 1.1 Introdução à Química
Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:
1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.
2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol.
Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?