(FASA)
A figura representa uma esteira antigravidade, desenvolvida pela NASA, que permite a realização de uma caminhada ou uma corrida com redução de impacto, minimizando o risco de lesões. Nesse aparelho, uma pessoa fica parcialmente imersa em uma bolsa de ar hermeticamente fechada, com a pressão interna maior do que a externa, com peso aparente em torno de 80% do seu peso. Considere-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s².
Com base nessas informações e nos conhecimentos de Física, conclui-se que o módulo do empuxo exercido sobre a pessoa, com massa corporal de 75,0 kg, enquanto corre na esteira, é igual, em N, a
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Rolos coloridos de lã
- Tesoura
- Estacas de madeira (no caso de ar livre) ou objetos que possam servir de pontos para orientar a disposição das linhas.
Desenvolvimento:
Esta atividade consiste em realizar desenhos com o corpo a partir de linhas de lã coloridas.
Para isto escolha um espaço que possibilite aos alunos transitar por ele. Ao ar livre seria ideal.
Cada aluno deve ter um novelo de lã.
A professora poderá preparar o ambiente previamente ou isto também poderá ser feito com os alunos dispondo pontos fixos capazes de fixar os fios de lã.
Cada criança fará o percurso que quiser dando voltas ou repetindo o percurso de forma livre.
O resultado pretendido é este:
Quanto mais aleatória a distribuição dos pontos, melhor o resultado. Quanto maior o número de cores mais bonita a intervenção! Para que sirvam como pontos podemos também utilizar objetos. Acredito que esta atividade possa dialogar com espaços inusitados da escola chamando a atenção de todo o corpo escolar para o trabalho das crianças. Talvez até mesmo criando obstáculo temporário em algum lugar de passagem, etc. levando todos à reflexão sobre as relações do corpo com o espaço e, porque não, com o tempo!
Os fios podem e devem se deslocar no obstáculo para enriquecer a composição
O desenvolvimento desta atividade é enriquecedor também enquanto experiência corporal.
Deve ser registrada por meio de fotografias ou filmagem.
Por último, no dia seguinte à atividade, ou sentados próximos ao resultado dela encerrado o trabalho, pode-se apresentar aos alunos o artista americano Jackson Pollock que também caminhava sobre suas telas de grande dimensão carregando suas latas de tinta que continham pequenos furos a fim de compor suas obras:
Pollock trabalhando
Referências:
- Sobre Pollock: http://www.pqv.unifesp.br/pollock.htm
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
El deporte y la tecnología
Desde el calzado deportivo al traje de baño, pasando por la raqueta de tenis y el balón de fútbol, los tecnólogos del deporte han dedicado ingenio, creatividad y conocimientos técnicos para concebir material mejor y más seguro en aras de la excelencia deportiva. Eso se ha traducido en un mejor rendimiento, en un equipo mejor, más seguro y más eficaz para la práctica del deporte, una medición precisa del rendimiento y una multiplicidad de formas para vivir los eventos deportivos desde todos los lugares y en todo momento. El ciclo de innovación, fomentado por las patentes, ha inducido una sustitución gradual de materiales naturales (madera, soga, cuerda y caucho) que se utilizaban para fabricar equipo deportivo, por una amplia gama de material sintético sumamente perfeccionado, y que incluye aleaciones y polímeros. Gracias a ese equipo más sólido y a la vez más ligero fabricado a partir de material de alta tecnología, los deportistas de todo el mundo han podido batir nuevos récords y con menores riesgos de lesión y los fans del deporte en todo el mundo han mejorado sus marcas. Entre otras mejoras en ese campo cabe también citar las tablas de surf más estilosas y rápidas y los guantes más cómodos y antiderrapantes para los porteros de los equipos de fútbol. Disponible en: http://www.wipo.int/ip-sport/es/technology.html. Acceso el: 28 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
La tecnología en los deportes promovió:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A partir do seu conhecimento sobre a história recente do Oriente Médio, marque a opção de destaque corretamente o processo de formação do Estado de Israel e Palestino.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT) Albert Claude, biólogo belga, foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1974, pela descoberta de estruturas e funções celulares, dentre elas, a função da respiração celular da mitocôndria.
(NOBEL, 2014)
Analise as afirmativas sobre respiração celular, identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A respiração consiste em oxidações sucessivas por meio da retirada de átomos de carbono e também da molécula de gás carbônico.
( ) Em anaerobiose, a geração de ATP será exclusivamente produzida durante o ciclo de Krebs, já que a cadeia respiratória e, consequentemente, a glicólise, estarão inativos.
( ) Durante a glicólise, uma molécula de 6 carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UESC)
A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente a composição, as propriedades e as transformações das substâncias químicas, das misturas e dos materiais formados por essas substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam um conjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra de material sólido em função do tempo.
Uma análise dessas informações e da curva de aquecimento dessa amostra de material permite afirmar: