(UESC) Considere um recipiente cilíndrico contendo dois líquidos, não miscíveis, em equilíbrio, em um local onde a aceleração da gravidade tem módulo igual a 10,0 m/s². Sabendo-se que o volume e a densidade dos dois líquidos são, respectivamente, iguais a 0,5 litros e 2,6 g/cm³ e a 0,4 litros e 0,8 g/cm³, o módulo da força total atuante na base do recipiente, devido aos líquidos, é igual, em N, a
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.2 Clássica
TEXTO I
A refutação consistia, em certo sentido, da parte destrutiva do método, ou seja, o método socrático levava o interlocutor a reconhecer sua própria ignorância. Primeiro ele forçava uma definição do assunto sobre o qual a investigação versava; depois, escavava de vários modos a definição fornecida, explicitava e destacava as carências e contradições que implicava; então exortava o interlocutor a tentar nova definição, criticando-a e refutando-a com o mesmo procedimento; até o momento em que o interlocutor se declarava ignorante.
REALE, G. História da Filosofia: filosofia pagã. 3. ed.São Paulo, 2007 (Adaptação).
TEXTO II
Os sofistas, pela primeira vez na filosofia grega, desviaram o olhar da natureza e dirigiram-no mais amplamente para o homem; segundo, foram eles os primeiros a fazer do pensamento objeto de pensamento, dando início a uma crítica de suas condições, possibilidades e limites. E por último submeteram os padrões dos valores éticos a uma reflexão perfeitamente racional, com isso abrindo possibilidade de a ética ser tratada cientificamente, e de fazer-se dela um sistema filosófico coerente.
STÖRIG, H. J. História geral da Filosofia. 2. ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2009 (Adaptação).
A principal diferença entre as duas visões acerca da Filosofia encontra-se na
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) O parlamento britânico aprovou uma lei, em 1835, cujo objetivo era regular o tráfego crescente nas principais vias no interior da Inglaterra, uma espécie de “código rodoviário”. A lei de 1835 estabeleceu a velocidade máxima de 4 milhas por hora para veículos autopropulsionados. As regras foram revistas pelo parlamento em 1896, quando foi aumentada a velocidade máxima para 10 milhas. Em 1903, novamente elevou-se o limite de velocidade para 20 milhas por hora. Em 1930, aboliu-se o limite de velocidade para carros e motos.
ELIAS, N. Tecnização e civilização. In: ELIAS, N. Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2006 (adaptado).
O processo descrito alude à necessidade de atualização da legislação conforme
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia o texto a seguir. Quantos ossos você tem? Será que quando for adulto, vai ter tantos ossos quanto tem agora? O Breno Henrique e a Yahonan, ambos de 10 anos e a Maria Alice de 11, que moram em Belo Horizonte, o Samuel que também tem 10 anos e mora em Caeté - MG, e a Adaria, através do site, nos deixaram a pergunta aí de cima. Veja só o que a aluna de Medicina da UFMG Camila Rabelo disse sobre o assunto:
“Quando você nasceu, você tinha mais ou menos 300 ossos. Você foi crescendo e seus ossos também cresceram. Só que além de crescer, muitos ossos se juntaram, ou vão se juntar, com outros formando um osso só. Por isso, a gente pode dizer que à medida que crescemos temos menos ossos no nosso corpo. Quando você se tornar um adulto, você terá apenas 206 ossos. Então fique sabendo que os ossos crescem e se modificam, ou seja, eles constituem um tecido vivo! Os ossos são importantes para dar suporte aos músculos e para proteger os órgãos. Então, cuide bem deles, ingerindo alimentos ricos em vitamina D, praticando esportes e tomando um pouquinho de sol diariamente.” Bacana, não? Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=60>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
1. Qual é a diferença em relação ao número de ossos de um bebê e de um adulto?
2. Localize no texto todos os números que apareceram.
3. Organize-os em ordem decrescente.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Ufla) Considerando a classificação e as características dos fungos, relacione a Coluna I (divisão e exemplo) com a Coluna II (característica e importância).
Coluna I
Coluna II
(I) Deuteromicetos; Trycophyton sp.
a) Reproduzem-se sexuadamente; são usados comercialmente para produção de molho de soja e medicamentos.
(II) Zigomicetos; mofo-negro-do-pão
b) Apresentam esporos agrupados em corpo de frutificação; produzem aflatoxinas, que são substâncias tóxicas ao ser humano.
(III) Basidiomicetos; Amanita muscaria
c) Também denominados fungos imperfeitos por não terem reprodução sexuada conhecida; alguns causam micoses nos pés por crescerem em ambientes com umidade e temperatura elevadas.
(IV) Ascomicetos; Aspergillus flavus
d) O corpo frutífero tem a forma de chapéu; são altamente tóxicos.
Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as duas colunas - Química | 2.8 Radioatividade
A bomba
reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da
reação em cadeia.
ANDRADE C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Aguilar, 1973 (fragmento).
Nesse fragmento de poema, o autor refere-se à bomba atômica de urânio. Essa reação é dita “em cadeia” porque na: