(FITS) As glândulas suprarrenais ou adrenais, como também são chamadas, são glândulas pequenas, componentes do sistema endócrino. Elas estão localizadas acima de cada rim e na parte mais anterior.
Dentre os diversos hormônios produzidos nas glândulas adrenais, podem-se citar:
Questões relacionadas
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
O pêndulo simples é um sistema ideal constituído de uma partícula suspensa a um fio flexível, inextensível e de massa desprezível. Quando o sistema é afastado de sua posição de equilíbrio e liberado a oscilar, seu período de oscilação é:
- Física
Analise a figura abaixo
Duas cargas puntiformes desconhecidas Qo,Q1 estão fixas em pontos distantes, Do,D1 do ponto P localizado sobre a reta que une as cargas (ver figura). Supondo que, se um elétron é cuidadosamente colocado em P e liberado do repouso, ele se desloca para direita(no sentida da carga Q1) sendo assim, pode-se afirma que, se Qo,Q1?
- Física
Um estudante analisou uma criança brincando em um escorregador o qualtem uma leve inclinação.A velocidade foi constante em determinado trecho do escorregador emrazão de o(a):
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A vida em comunidade permite que as pessoas tenham uma maior aproximação física e afetiva, possibilitando um vínculo social denominado pela Sociologia de solidariedade. Para que haja uma ligação solidária entre os indivíduos, alguns aspectos são importantes.
Sobre os aspectos que mantêm os membros de uma comunidade integrados, assinale a alternativa INCORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I cita que a falta de saneamento básico está ligada à falta de água e que esse é um problema mundial. A partir do gráfico, texto II, analise como se encontra o problema do saneamento básico no Brasil, tendo em vista o crescimento nesse setor de 1989 a 2000