(FITS) As glândulas suprarrenais ou adrenais, como também são chamadas, são glândulas pequenas, componentes do sistema endócrino. Elas estão localizadas acima de cada rim e na parte mais anterior.
Dentre os diversos hormônios produzidos nas glândulas adrenais, podem-se citar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho da reportagem e observe a imagem abaixo.
Uma rachadura gigante, que se estende por vários quilômetros, apareceu de repente no sudeste do Quênia [...] relembrou um fato geralmente esquecido: a África está se dividindo.
Como há 138 milhões de anos, quando o Brasil começou a se afastar do continente africano, a região conhecida como Chifre da África deve, daqui algumas dezenas de milhões de anos, formar um novo continente.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/04/
rachadura-gigante-no-quenia-mostra-que-africa-se-dividira-em-duas.html. Acesso em: 21 jan. 2019.
O fenômeno em questão está relacionado à formação do relevo africano; trata-se de
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Tom Jobim foi um dos compositores principais de um ritmo que surgiu no Brasil, na década de 1950, chamado Bossa Nova. Nesta atividade, vamos entender melhor o que foi a Bossa Nova e aprofundar nosso conhecimento da obra desse grande músico brasileiro.
Divida a sala em grupos. Cada grupo terá duas missões:
1ª: Responder uma das questões a seguir sobre a Bossa Nova (as questões serão sorteadas):
- Onde e como surgiu esse movimento?
- O que acontecia no Brasil na época em que a Bossa Nova surgiu?
- O que acontecia no mundo na época em que a Bossa Nova surgiu?
- Quais foram os ritmos musicais que influenciaram o surgimento da Bossa Nova? Dê exemplos.
- Quem foram os músicos que participaram desse movimento?
- A Bossa Nova ainda existe? Da mesma maneira que antes?
2ª: Interpretar um grande sucesso da Bossa Nova.
Deixe a interpretação livre: eles podem cantar, recitar ou interpretar. Durante o preparo da apresentação eles podem trocar ideias entre grupos ou com o professor.
Apresentações:
Cada grupo deve preparar a letra da música em um cartaz e responder à pergunta de seu grupo em outro. Os cartazes depois serão afixados na sala para que todos possam compartilhar o conhecimento. Na apresentação a pergunta será respondida primeira e depois feita a interpretação da música escolhida.
Registre tudo com fotos e, se possível, vídeo.
- Física | 3.6 Termodinâmica
O gráfico mostra a transformação cíclica registrada em um gás ideal, no sentido horário.
Os trabalhos realizados nos trechos AB, BC e CA são, respectivamente,
- Biologia
(UFJF) Sobre o tipo de reprodução que os organismos realizam, marque (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
I.
( )
O paramécio, um organismo unicelular eucarionte, se reproduz assexuadamente por bipartição.
II.
( )
Bactérias, assim como as hidras, se reproduzem por brotamento ou gemiparidade.
III.
( )
Alguns animais podem se reproduzir por fragmentação, onde o corpo do animal se parte em dois ou mais pedaços e cada pedaço origina um novo indivíduo.
IV.
( )
Minhocas e abelhas são exemplos de animais que podem realizar a fecundação recíproca ou fecundação cruzada, pois são hermafroditas.
V.
( )
Conjugação é um tipo de reprodução assexuada onde os organismos unicelulares podem trocar material genético entre si.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmativas anteriores:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Canção da primavera
Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.
Catavento enlouqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.
Dancemos todos, dancemos,
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...
Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido!
Fonte: QUINTANA, Mário. Canções. São Paulo: Globo, 2011, p. 25.
Leia novamente os seguintes versos:
“Dancemos todos, dancemos,
[...]
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...”
Cite com qual pronome pessoal o verbo destacado concorda.