No dia 26 de março deste ano, completou 60 anos que foi detonada a maior bomba de hidrogênio. O fato ocorreu no arquipélago de Bikini – Estados Unidos, em 1954. A bomba nuclear era centenas de vezes mais poderosa que a que destruiu Hiroshima, no Japão, em 1945. Sobre esse tipo de reação nuclear, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A imagem a seguir mostra uma tecnologia que foi usada inicialmente na Primeira Guerra Mundial.
Enunciado:
Essa máquina chama-se
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(ESPM) Das minas e seus moradores bastava dizer que é habitada de gente intratável. A terra parece que evapora tumultos; a água exala motins; o ouro toca desaforos; destilam liberdades os ares; vomitam insolências as nuvens; influem desordens os astros; o clima é tumba da paz e berço da rebelião; a natureza anda inquieta consigo, e amotinada lá por dentro é como no inferno.
Lilia Schwarcz e Heloisa Starling. Brasil: uma Biografia
O texto é parte do discurso histórico e político sobre a sublevação que nas minas houve no ano de 1720 e que o governador Pedro Miguel de Almeida e Portugal, o conde de Assumar, fez chegar às mãos das autoridades régias em Lisboa.
A respeito da sedição de Vila Rica, em 1720, é correto assinalar:
- História | A. Grécia
(PUCRS) Leia a letra da canção Mulheres de Atenas e analise as afirmações que seguem.
“Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas ...”
(Chico Buarque & Augusto Boal, Mulheres de Atenas, 1976)
Nos anos 70, Chico Buarque e Augusto Boal compuseram a canção acima para a peça Mulheres de Atenas, numa clara crítica à herança patriarcal, ao machismo e aos preconceitos de gênero que propunham papéis sociais distintos para homens e mulheres na sociedade brasileira na Ditadura Civil-Militar. A letra aborda as práticas sociais da Grécia Antiga, sobre as quais se pode afirmar:
I. A participação política era um privilégio dos homens maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, que tinham direito a fala e a voto nas assembleias em praça pública.
II. A mulher só adquiria alguma importância pelo casamento. Fora do ambiente doméstico, quase tudo era proibido para a esposa legítima, como participar da política, da cultura e da vida social.
III. A comédia Lisístrata, de Aristófanes, ilustra a força feminina através da personagem principal, que propõe uma greve de sexo às esposas legítimas como forma de forçar os homens a desistirem da guerra entre as cidades-estados, que estava enfraquecendo a Grécia frente à ameaça de invasão dos persas.
IV. Na mitologia grega, as divindades femininas do Olimpo apresentavam um modelo de comportamento passivo e servil diante das divindades masculinas.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Alguns frutos são partenocárpicos: se desenvolvem sem que ocorra a fecundação.
(Pezzi, Antônio; Gowdak, Demétrio Ossowski; Mattos, Neide Simões de. Biologia. Vol. 2. São Paulo: FTD, 2010.)
A partir da afirmativa anterior, pode-se inferir que os frutos desenvolvidos sem que ocorra a fecundação também NÃO apresentam a formação de uma estrutura denominada:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
O ácido clorídrico (HCℓ) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnésio metálico (Mg0), forma como produtos um gás inflamável/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados são, respectivamente: