(UNIT) Considere uma seringa hipodérmica com um êmbolo de área da seção transversal igual a 2,0 cm² e a da agulha, 0,5 mm². Sabe-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual 10,0 m/s², a densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm³ e a pressão sanguínea venosa, 12 mmHg.
A pressão sanguínea venosa expressa no Sistema Internacional de Unidades é, aproximadamente, de
Questões relacionadas
- História
“Na década de vinte, o tenentismo é o centro mais importante de ataque ao predomínio da burguesia cafeeira, revelando traços específicos, que não podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes médias. Se sua contestação tem um conteúdo moderno, expresso em um tímido programa modernizador, a tática posta em prática é radical e altera as regras do jogo, com a tentativa aberta de assumir o poder pelo caminho das armas.”FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 113.
A partir das considerações de Boris Fausto a respeito do tenentismo na história do Brasil, analise as proposições.
I. Surgido no interior das forças armadas, o movimento tenentista foi um dos fatores de instabilidade política e militar na década de 20.
II. As rebeliões militares, que marcaram a década de 20, evidenciam tanto a insatisfação de parte das camadas urbanas com o regime oligárquico quanto a própria situação dos militares que recebiam baixos salários e ocupavam posição inferior no Estado.
III. Na década de 20, uma série de ações de protestos de jovens oficiais, tenentes e capitães que pregavam maior moralidade política e administrativa, no governo republicano, ficou conhecida como tenentismo.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(ACAFE) Um professor resolveu fazer algumas afirmações sobre óptica para seus alunos. Para tanto, contou com o auxílio de óculos com lentes bifocais (figura abaixo). Esses óculos são compostos por duas lentes, uma superior para ver de longe e outra inferior para ver de perto.
Com base no exposto acima e nos conhecimentos de óptica, analise as afirmações a seguir, feitas pelo professor a seus alunos.
I. As lentes inferiores dos óculos são aconselhadas para uma pessoa com miopia.
II. As lentes superiores são lentes divergentes.
III. Pessoas com hipermetropia e presbiopia são aconselhadas a usar as lentes inferiores.
lV. As lentes inferiores possibilitam que as imagens dos objetos, que se formam antes da retina, sejam formadas sobre a retina.
V. As lentes inferiores podem convergir os raios do Sol.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UFPA) Na adrenalina, fórmula estrutural dada abaixo, as funções orgânicas presentes são
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
É impossível colocar em série exata os fatos da infância porque há aqueles que já acontecem permanentes, que vêm para ficar e doer, que nunca mais são esquecidos, que são sempre trazidos tempo afora, como se fossem dagora. É a carga. Há os outros, miúdos fatos, incolores e quase sem som − que mal se deram, a memória os atira nos abismos do esquecimento. Mesmo próximos eles viram logo passado remoto. Surgem às vezes, na lembrança, como se fossem uma incongruência. Só aparentemente sem razão, porque não há associação de ideias que seja ilógica. O que assim parece, em verdade, liga-se e harmoniza-se no subconsciente pelas raízes subterrâneas − raízes lógicas! − de que emergem os pequenos caules isolados − aparentemente ilógicos! só aparentemente! – às vezes chegados à memória vindos do esquecimento, que é outra função ativa dessa mesma memória.
Pedro Nava, Baú de ossos.
(FUVEST 2006 1ª FASE) Ao analisar os processos da memória, o autor manifesta a convicção de que
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Diferentes desenhos impressos de mandalas.
- Disponível:
- https://www.valeoclique.com.br/12-desenhos-de-mandalas-para-colorir-e-desestressar/
- https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-mandala-para-colorir.html
- Cola
- Papéis diversos
- Canetinha
- Lápis de cor
- Miçangas
- Pedra de bijouterias
- Cola colorida
- Gliter
PROCEDIMENTOS
- Falar mais um pouco sobre as mandalas.
- Mandala (em Sânscrito significa "círculo"), é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
- Disponível: http://www.belattrix.com.br/MANDALOQUEE.htm
- Falar com as crianças para observarem as diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala. Mostrar como a mandala se identifica com objeto, relacionados ao nosso cotidiano.
- O professor vai pedir as crianças para cada uma escolher um desenho de mandala (diferente).
- Formar grupo de 04 crianças e distribuir o material: miçangas, pedras para bijouteria, canetinha, papéis coloridos , lápis de cor, cola , cola colorida, gliter, etc.
- Pedir as crianças para começarem a preencher o desenho da mandala escolhida, utilizando os diversos materiais que estão sobre a mesa. Deixar as crianças trabalharem livremente no desenho das mandalas .
- Incentive as crianças a utilizar vários materiais. Dê sugestão de fazerem bolinhas de papel crepom, cobrir de fitas coloridas, etc . Auxilie-as neste momento.
- Depois do trabalho pronto, o professor deverá recortar as mandalas e fazer um lindo painel.
- Fazer uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.