(UEFS) Em um posto de serviços automotivos, para fazer a troca do óleo do motor de um automóvel com massa de 2,0 toneladas, utilizou-se um elevador hidráulico, que é acionado aplicando-se uma força em um cilindro com área de 4,0. 10-5 m². Inicialmente o automóvel foi colocado sobre o êmbolo do outro cilindro de área 8,0.10-3 m², que se comunica com o cilindro menor através de um fluído.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², a intensidade mínima da força aplicada no êmbolo menor para elevar o automóvel é equivalente ao peso de um corpo com massa, em kg, igual a
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Uema) (...) Uma opinião diversa da minha, um modo de se comportar oposto ao meu, obriga-me a refletir. Eu me questiono o que enriquece minha maneira de ver, de pensar e de agir. Enfim, o outro me faz progredir e ajuda-me na construção de minha personalidade. Não se trata de aceitar, sem refletir, os modismos ou de ser um cata-vento girando aos quatro ventos. Trata-se, somente, de se abrir ao mundo exterior, de ficar atento aos outros; ou seja, de estar pronto a compreender, reagir, construir. O racismo somente será vencido quando nós soubermos dizer ao outro um “muito obrigado”, tanto maior quanto maiores forem as diferenças entre nós.
JACQUARD, Albert. Todos semelhantes, todos diferentes. São Paulo: Augustos, 1993.
Os seres humanos se percebem na relação social com o outro e esse outro, dentro de um possível, nos leva a refletir sobre o nosso modo de ser, de pensar e de agir. Na relação do eu – outro se constrói:
- Física
Duas cargas elétricas pontuais, Q=2. 10-6 C e q=0,5 .10-6 Cestão amarradas à extremidade de um fio isolante. A carga q possui massa 10g e gira em uma trajetória de raio R=10cm,vertical, em torno da carga Q que está fixa:
Sabendo que o maior valor possível para atração no fio durante esse movimento é igual a T=11N determine o módulo da velocidade tangencial quando isso ocorre:
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(INSPER) As três afirmações abaixo, todas verdadeiras, foram feitas por Luís para descrever o que pretendia fazer em relação às suas economias e planos de viagem.
- Se o preço do dólar cair no final do ano, então eu vou investir em poupança e viajar para o exterior.
- Se eu viajar para o exterior, então vou comprar um equipamento de esqui.
- Se eu alugar ou comprar um equipamento de esqui, então vou esquiar em Bariloche.
A partir das três afirmações e da informação de que Luís não esquiou em Bariloche, pode-se tirar algumas conclusões que são, necessariamente, verdadeiras. Dentre as conclusões abaixo, a única que não é, necessariamente, verdadeira é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
É através da linguagem que uma sociedade se comunica e retrata o conhecimento e entendimento de si própria e do mundo que a cerca. É na linguagem que se refletem a identificação e a diferenciação de cada comunidade e também a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, estratos sociais, faixas etárias, gêneros, graus de escolaridade. A fala tem, assim, um caráter emblemático, que indica se o falante é brasileiro ou português, francês ou italiano, alemão ou holandês, americano ou inglês, e, mais ainda, sendo brasileiro, se é nordestino, sulista ou carioca. A linguagem também oferece pistas que permitem dizer se o locutor é homem ou mulher, se é jovem ou idoso, se tem curso primário, universitário ou se é iletrado. E, por ser um parâmetro que permite classificar o indivíduo de acordo com sua nacionalidade e naturalidade, sua condição econômica ou social e seu grau de instrução, é frequentemente usado para discriminar e estigmatizar o falante.
LEITE, Y.; CALLOU, D. Como falam os brasileiros.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
Nesse texto acadêmico, as autoras fazem uso da linguagem formal para
- História | 3.4 Ditadura Militar
Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil (1988)
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.
planalto.gov.br
A Constituição brasileira vigente promoveu mudanças que visam a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, como menciona seu preâmbulo. A premissa de garantir e valorizar esses direitos está relacionada ao seguinte aspecto naquela conjuntura do país: