(UESB) Um submarino encontra-se a uma profundidade de 100,0 m do nível do mar. Considere a massa específica da água do mar igual 1,0 g/cm³ e a aceleração da gravidade igual 10,0 m/s². Para que tripulação sobreviva, um descompressor mantém o seu interior a uma pressão constante igual à pressão atmosférica ao nível do mar.
Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A pressão hidrostática no ponto onde se encontra o submarino é de 10,0 atm.
( ) A pressão externa total sobre o submarino é de 11,0 atm
( ) A pressão interna total é de 11,0 atm.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 2. Gramática
Pois eu vejo tudo branco, Se calhar a mulherzinha tinha razão, pode ser coisa de nervos, os nervos são o diabo, Eu bem sei o que é, uma desgraça, sim, uma desgraça, Diga-me onde mora, por favor, ao mesmo tempo ouviu-se o arranque do motor. Balbuciando, como se a falta de visão lhe tivesse enfraquecido a memória, o cego deu uma direção, depois disse, Não sei como lhe hei-de agradecer, e o outro respondeu, Ora, não tem importância, hoje por si, amanhã por mim, não sabemos para o que estamos guardados, Tem razão, quem me diria, quando saí de casa esta manhã, que estava para me acontecer uma fatalidade como esta.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. [Fragmento]
O escritor português José Saramago é conhecido pelo seu estilo de escrita, evidenciado no trecho anterior de Ensaio sobre a cegueira, em que aplica um discurso
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Hachuras
A atividade vai tratar das diversas possibilidades da linha. De acordo com sua posição, a linha apresenta determinado comportamento e pode proporcionar diferentes tratamentos e efeitos no desenho.
Materiais
- Papel Kraft, tamanho grande, aproximadamente 2 m x 1,5 m – um para cada grupo
- Giz de cera – uma caixa para cada grupo
Procedimentos
1.º Usando as habilidades desenvolvidas no trabalho de corpo, os alunos, divididos em grupos (número de membros a critério do professor), vão dividir o papel Kraft seguindo este modelo:
2º Em cada quadrado, um aluno por vez deverá preencher, com apenas uma linha paralela à do modelo, até que o quadrado esteja completo. Os dois últimos quadrados são de preenchimento livre (linhas em qualquer direção).
3º O Kraft, por ser de grandes dimensões, exige uma precisão do traço e uma disciplina corpórea para a reprodução de linhas paralelas. Ao mesmo tempo em que os dois últimos quadrados de preenchimento livre, propõem uma liberdade ao traço.
4º Professor, discuta com os alunos o resultado. Certamente os dois últimos serão mais caóticos e mais escuros, evidenciando as diversas possibilidades do uso das direções da linha no tratamento de desenhos.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Texto I
Sob o olhar do Twitter
Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer. O trecho acima tem 140 caracteres exatos. É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia complexa. Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques, ou pouco mais. Também é comum enviar e-mails, deixar recados no Orkut, falar com as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber chamados em qualquer parte, a qualquer hora. Estamos conectados.
Superconectados, na verdade, de várias formas.
[...] O mais recente exemplo de demanda por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet, como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores.
MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009 (fragmento adaptado).
Texto II
MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009
Da comparação entre os textos, depreende-se que o texto II constitui um passo a passo para interferir no comportamento dos usuários, dirigindo-se diretamente aos leitores, e o texto I:
- História | B. Roma
Ao abrigo do teto, sua jornada de fé começava na sala de jantar. Na pequena célula cristã, dividia-se a refeição e durante elas os crentes conversavam, rezavam e liam cartas de correligionários residentes em locais diferentes do Império Romano (século II da Era Cristã). Esse ambiente garantia peculiar apoio emocional às experiências intensamente individuais que abrigava.
SENNET, R. Carne e pedra. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Um motivo que explica a ambientação da prática descrita no texto encontra-se no(a)
- Língua Inglesa | 2.05 Adjetivos
(ESCOLA NAVAL) Which is the correct option to complete the sentence below?
I don’t know how some teachers __________ such disrespectful and rude students.