(UNIC) O organismo humano pode ser submetido à pressão de, no máximo 4,0.105 N/m², sem consequências prejudiciais à saúde. Considerando-se a pressão atmosférica igual a 105 N/m² , conclui-se que, nessas condições, a máxima profundidade recomendada a um mergulhador é igual, em m a
Questões relacionadas
- Biologia | 8.6 Verminoses
A prevenção de doenças é um hábito essencial para a saúde humana. Existem alguns comportamentos simples e saudáveis que devemos cultivar sempre. Observe as figuras abaixo, que representam algumas medidas de prevenção contra doenças frequentes na população humana.
As figuras a, b, c e d indicam, respectivamente, medidas preventivas contra
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FITS) Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera. Com inovações favoráveis à sua evolução, surgem as plantas angiospermas, que, rapidamente, se diversificam e colonizam novas áreas. Essa diversificação imprime significativas transformações na performance dos ecossistemas, entre outros aspectos, porque:
- Geografia | 5.2 Migração
Com base na análise dos mapas e dos dados, o fluxo de jogadores identifica-se com a ocorrência do seguinte tipo de deslocamento populacional:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-á um bem extremamente raro e caro.
MORAES, D. S. L.; JORDAO, B. Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana.
Saúde Pública, São Paulo, v. 36, nº. 3, Jun. 2002 (adaptado).
Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(IME) Admitindo que a solubilidade da azida de chumbo Pb(N3)2 em água seja 29,1g/L pode-se dizer que o produto de solubilidade (Kps) para esse composto é:
(Dados: N = 14 g/mol, Pb = 207 g/mol)