(INTA) O sangue fornecido a um paciente através de uma bolsa é injetado na sua veia através de uma mangueira. Sabe-se que a pressão sanguínea do paciente é 14 mmHg.
Considerando-se 760 mmHg, aproximadamente igual a 1,0 105 Pa, a densidade do plasma a 37°C de 1,0 g/cm³ e o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², então, para que o sangue seja introduzido na veia do paciente, a altura mínima que a bolsa deve ser colocada, em cm, é de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Em um experimento, coloca-se glicerina dentro de um tubo de vidro liso. Em seguida, parte do tubo é colocada em um copo de vidro que contém glicerina e a parte do tubo imersa fica invisível.
Esse fenômeno ocorre porque a
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNIOESTE) Referindo-se à Filosofia, Montaigne escreve:
“É singular que, em nosso século, as coisas sejam de tal forma que a filosofia, até para as pessoas inteligentes, seja um nome vão e fantástico, que se considera de nenhum uso e de nenhum valor, tanto por opinião como de fato. Creio que a causa disso são esses ergotismos [que significa abuso de silogismos na argumentação] que invadiram seus caminhos de acesso. É um grande erro pintá-la inacessível às crianças e com um semblante carrancudo, sobranceiro e terrível. Quem a mascarou com esse falso semblante, lívido e medonho? Não há nada mais alegre, mais jovial, mais vivaz e quase digo brincalhão. Ela só prega festa e bons momentos. Uma fisionomia triste e inteiriçada mostra que não é ali sua morada”.
MONTAIGNE I, 26, p. 240. Adaptado.
Depois de ler o texto acima, atentamente, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o fragmento a seguir. As meninas e os livros O caminho do progresso tem uma parada obrigatória na educação das meninas. O ensino é a grande estrada que leva ao futuro. E um indicador de avanço de uma sociedade é eliminar a desigualdade de gênero no acesso à educação. Quando Malala estava indo para a escola, mobilizando outras garotas, ela buscava esse progresso. Por isso era tão perigosa para o Talibã. No Paquistão de Malala existem 57 milhões de mulheres analfabetas. Elas são 60% da população feminina. No Afeganistão, dos talibãs, o analfabetismo aprisiona 87% das mulheres. Na vizinha Índia, potência emergente que se destaca por ter educado uma elite com alto padrão tecnológico, a verdade do país profundo é que existem 292 milhões de mulheres analfabetas. A taxa é de quase 50%. A menina de 17 anos que apenas queria estudar se agigantou no confronto em que poderia ter perdido a vida. Agarrou-se mais aos livros, entendeu que tinha virado um símbolo e se preparou para isso. O prêmio Nobel que ganhou ontem, em idade tão tenra, confirma valores que a humanidade busca. Ela tem agora a vida inteira para continuar nessa trilha em que já é vitoriosa. Combater o trabalho infantil e defender os direitos das crianças, que é a causa de Kailash Satyarthi, é outra das etapas do desenvolvimento humano em qualquer civilização. O prêmio está bem guardado por essas quatro mãos. [...]” LEITÃO, Miriam. As meninas e os livros. Jornal O Tempo, BH, Economia, 11 out. 2014, p. 14. (Fragmento)
Enunciado:
A produção desse texto revela, principalmente, a intenção de
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Vocabulário
sulcos= cavidade ou buracos alongados.
bateias= vasilha de madeira usada para garimpar ouro.
a) Identifique a atividade econômica abordada no poema.
b) Indique a mão de obra utilizada na atividade econômica.
c) Descreva as condições de trabalho dessa mão de obra.
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uefs)
Existe vida de uma forma completamente diferente de tudo que se conhece até agora. A descoberta revelada pela Nasa é de uma bactéria que pertence ao grupo das halomonodáceas, que vive nas águas salgadas e ricas em arsênio do lago Mono, na Califórnia. A bactéria é uma forma de vida que incorpora no DNA, no lugar do fósforo, um elemento químico tóxico que não deveria fazer parte, em tese, da química da vida: o arsênio.
Uma análise dessas informações e da sequência de nucleotídeos do DNA, representada pela estrutura na figura, permite afirmar: