(UEFS) A figura de Charles Darwin na árvore filogenética, como representante dos vertebrados, deve ser associada à biografia do naturalista que se notabilizou com estudos, que foram conclusivos na filosofia biológica, como:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De Saias, às Urnas
Há oitenta anos, as mulheres brasileiras votavam pela primeira vez
No dia 7 de outubro, haverá eleições em todo o país. Neste dia, todos os brasileiros maiores de 16 anos poderão votar. Mas nem sempre foi assim. Você sabia que houve uma época em que as mulheres simplesmente não podiam votar?
Somente em 1932 as primeiras mulheres foram às urnas, após um decreto do então presidente Getúlio Vargas.
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/de-saias-as-urnas/>.
Acesso em: 18 mar. 2013. (Adaptado)
O fato de as mulheres não terem direito ao voto, antes de 1932, indica que ela
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I (...) A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América). A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois afirmando isto, estaremos negligenciando a história dos indígenas (povoadores) que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, o processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Sendo assim, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto. A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do cristianismo (Catolicismo), o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar (perigos reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar).(...) Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm> Acesso em: 29 out. 2014. Texto II
Enunciado:
Ao focar a colonização portuguesa no Brasil, a canção selecionada faz uma abordagem
- Geografia | 6.2 Energia
Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia.
Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
- Química | A. Cálculos Químicos
(Uefs) As Leis da Conservação da Massa e das Proporções Constantes, que resultaram dos trabalhos de A.L.Lavoisier, e de J.L. Proust, no século XVIII, constituíram marcos importantes no desenvolvimento da Química como ciência experimental. Essas Leis permitiram a compreensão de que a massa de um sistema químico fechado permanece constante após reação química, e que a razão entre as massas de espécies químicas que se combinam é também constante.
Assim, considerando-se essas informações e os dados de decomposição de um determinado óxido de nitrogênio, NOx, relacionados na tabela, é correto afirmar:
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UFSJ) Abaixo, são fornecidas as constantes de dissociação para alguns ácidos monopróticos a 25 °C:
Considerando soluções aquosas contendo a mesma concentração desses ácidos, a ordenação CORRETA de suas forças é