(UERN) A água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos e, por isso, é imprescindível racioná-la. Embora, o planeta seja formado por três quartos dessa substância, a quantidade de água potável corresponde, apenas, a 2% de toda a água do planeta.
A partir dessas considerações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
A glicose é um carboidrato muito importante para o funcionamento das células. Sua composição química pode ser representada pela fórmula C6H12O6.
Em uma molécula desse carboidrato, a quantidade de prótons existente é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analiza la viñeta de Ramón y resuelve la cuestión. Disponible en: http://elpais.com/elpais/2013/11/17/vinetas/1384707919_633429.html. Acceso el: 18 nov. 2013
Enunciado:
En el texto de la viñeta se usa un tiempo verbal específico para llamar la atención a que el problema de la extinción de esos delfines sigue presente en la actualidad. Identifica ese tiempo verbal y explica por qué es apropiado para eso.
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UERN) Os espelhos esféricos são utilizados, principalmente, como retrovisores e refletores. Devido ao seu grande campo visual, os espelhos convexos são usados em ônibus coletivos, motocicletas e estacionamento de prédios, entre outras aplicações.
De acordo com essa informação, é correto afirmar:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Ufu) Dentre as várias interpretações sobre a brasilidade, destaca-se aquela que atribui a nós, brasileiros, os recursos do jeitinho, da cordialidade e da malandragem.
De acordo com as leituras weberianas aplicadas à realidade brasileira (por autores tais como: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Roberto DaMatta), a malandragem significa
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
A levedura que processa a fermentação referida no texto é: