(UERN) A água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos e, por isso, é imprescindível racioná-la. Embora, o planeta seja formado por três quartos dessa substância, a quantidade de água potável corresponde, apenas, a 2% de toda a água do planeta.
A partir dessas considerações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Multiplicação
No aquário de João, há 10 peixes. No aquário de Carlos, há o triplo de peixes do aquário de João.
Quantos peixes Carlos têm?
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uesb)
A mescalina é um alucinógeno, representado pela fórmula estrutural, existente em um tipo de cactácea nativa do México. Esse alcaloide é usado em rituais religiosos por boa parte da população mexicana.
Considerando-se essas informações e a estrutura da molécula da mescalina, é correto afirmar que esse alucinógeno
- Geografia - Fundamental | 9.02 Aspectos Físicos da Região: Clima, Vegetação, Relevo e Hidrografia
O Cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais sofreu alterações causadas pelo ser humano, ficando atrás apenas da Mata Atlântica. Sua vegetação original foi desmatada para dar lugar a pastagens (pecuária) e plantações (agricultura). Na tabela a seguir são apresentadas as áreas desmatadas do Cerrado.
De acordo com a tabela,
- Geografia - Fundamental | 08. Os Serviços Públicos
Para que os moradores de uma cidade possam ter as suas necessidades atendidas, é preciso que seus governantes estejam atentos às várias funções que uma cidade dever ter, são elas:
Função de cidadania: cuidar para que as pessoas tenham acesso à saúde, educação, segurança etc.
Função Urbanística: oferecer moradia, meios de transporte etc.
Função de gestão: planejar o espaço urbano, preservar o patrimônio natural e cultural da cidade etc.
Marque a alternativa que representa uma função de urbanística das cidades.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Quer evitar pesadelos? Então não durma de barriga para cima. Este é o conselho de quem garante ter sido atacado pela Pisadeira. A meliante costuma agir em São Paulo e Minas Gerais. Suas vítimas preferidas são aquelas que comeram demais antes de dormir. Desce do telhado — seu esconderijo usual — e pisa com muita força no peito e na barriga do incauto adormecido, provocando os pesadelos. Há controvérsias sobre sua aparência. De acordo com alguns, é uma mulher bem gorda. Já o escritor Cornélio Pires forneceu a seguinte descrição da malfeitora: “Essa é ua muié muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhão! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sobranceia cerrado e zoio aceso...”
Pelo sim, pelo não, caro amigo... barriga para baixo e bons sonhos.
Almanaque de Cultura Popular. Ano 10, out. 2008, nº- 114 (adaptado).
Considerando que as variedades linguísticas existentes no Brasil constituem patrimônio cultural, a descrição da personagem lendária, Pisadeira, nas palavras do escritor Cornélio Pires: