(UNIT) Embora as teorias sobre a evolução estivessem no ar por meio século ou mais, a objetividade metódica de Darwin, a diplomacia de sua prosa e, na qualidade de ser inglês, sua exposição de uma teoria mecânica na época em que a teoria gravitacional de Isaac Newton era a última palavra na ciência, tudo isso contribuiu para fazer do surgimento de seu livro um evento épico. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 55-56).
Pode-se conceber como um dos motivos pelo qual o livro “A origem das espécies” de Charles Darwin ter sido considerado um dos mais importantes registros científicos de todos os tempos o fato de que ele:
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(FACULDADE GUANAMBI) A prática esportiva é uma ferramenta importante para melhorar a saúde dos indivíduos. Uma excelente atividade física é a caminhada.
Considerando-se um paciente de uma clínica de reabilitação que realiza diariamente uma caminhada de 10,0 min em uma esteira desenvolvendo uma velocidade de 40,0 cm/s, é correto afirmar que a distância diária que o paciente percorre, em km, é igual a
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(PISM) Sejam A, B, C e D os vértices de um trapézio isósceles. Os ângulos  e B ambos agudos são os ângulos da base desse trapézio, enquanto que os ângulos C e D são ambos obtusos e medem cada um, o dobro da medida de cada ângulo agudo desse trapézio. Sabe-se ainda que a diagonal AC é perpendicular ao lado BC. Sendo a medida do lado AB igual a 10cm, o valor da medida do perímetro do trapézio ABCD, em centímetros, é:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(CEFET-AL) Considere os fenômenos a seguir:
I. O escurecimento de uma maçã após ser cortada ao meio;
II. Uma roupa secando no varal;
III. A combustão de gasolina no motor de um carro;
IV. A solidificação da água em um freezer para formar gelo.
São exemplos de fenômenos químicos:
- Geografia | 2. Cartografia
(UERN) Para melhor localizar um ponto na Terra, foi criado um sistema de coordenadas que são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície do planeta. Considerando o sistema de coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa
O milagre das folhas
1Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes 2isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? 3Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria”. 4Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas.
5Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou 6daqueles que rolam pedras durante séculos, e não 7daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo (sic), capacidade de projetar no alucinatório as imagens inconscientes.
Milagre, não. Mas as coincidências. 8Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.
9Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhões de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. 10Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante.
11Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.
12Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza.
LISPECTOR, Clarice. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Organização e introdução. As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 186-187.
O pronome “isso” (ref. 2) constitui uma anáfora. Sobre ele é correto afirmar que
I. além de anafórico, o “isso” aponta para a posição que o substantivo milagre ocupa no plano do texto, posição de anterioridade.
II. retoma a expressão “ouço falar” (ouvir falar de milagres) e aponta para a anterioridade dessa expressão no texto.
III. tem conotações afetivas.
Estão corretas as complementações contidas em: