(UEFS)
H+ (aq) + OH− (aq) → H2O (l) ΔHo = −58 kJ/mol
O calor de neutralização é a variação de entalpia verificada na neutralização de um mol de H+(aq), de um ácido, por um mol de OH−(aq), de uma base, supondo-se todas as substâncias em diluição total ou infinita, a 25o C e 1,0 atm. Assim, ao se misturarem 250,0 g de uma solução de hidróxido de sódio com 250,0 g de uma solução de ácido perclórico, em um recipiente, a liberação de 14,5 kJ com a neutralização completa das soluções permite o cálculo da concentração dessas substâncias nas soluções mencionadas.
A partir dessas informações, dos conhecimentos de termoquímica e admitindo-se que as soluções estão totalmente diluídas e que as suas densidades são iguais a 1,0 g/cm3, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
(CPS) O adensamento de edificações em uma cidade implica diretamente no aquecimento. Isso acarreta desperdício de energia, devido ao uso de ar condicionado e ventiladores.
Um estudo realizado por uma ONG aponta que é possível diminuir a temperatura do interior das construções. Para tanto, sugere que todas as edificações pintem seus telhados de cor branca, integrando a campanha chamada “One Degree Less” (“Um grau a menos”).
O título da campanha, “Um grau a menos”, pode ser ambíguo para algum desavisado, uma vez que a escala termométrica utilizada não é mencionada. Em caráter global, são consideradas três unidades de temperatura: grau Celsius (oC) grau Fahrenheit (oF) e kelvin (K). A relação entre as variações de temperaturas nas três escalas é feita por meio das expressões:
Na campanha, a expressão “Um grau a menos” significa que a temperatura do telhado sofrerá variação de 1 grau, por exemplo, de 30 oC para 29 oC
Considerando-se que o 1 grau a menos, da campanha, corresponde a 1 oC, essa variação de temperatura equivale a variação de
- Matemática | 10. Estatística
Um posto de saúde registrou a quantidade de vacinas aplicadas contra febre amarela nos últimos cinco meses:
- 1º mês: 21;
- 2º mês: 22;
- 3º mês: 25;
- 4º mês: 31;
- 5º mês: 21.
No início do primeiro mês, esse posto de saúde tinha 228 vacinas contra febre amarela em estoque. A política de reposição do estoque prevê a aquisição de novas vacinas, no início do sexto mês, de tal forma que a quantidade inicial em estoque para os próximos meses seja igual a 12 vezes a média das quantidades mensais dessas vacinas aplicadas nos últimos cinco meses.
Para atender essas condições, a quantidade de vacinas contra febre amarela que o posto de saúde deve adquirir no início do sexto mês é
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
(ETEC) No ano de 1945, bombas nucleares destruíram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, impressionando o mundo pelo seu poder de devastação.
Assinale a alternativa que corresponde, de forma correta e respectivamente, a guerra em questão e ao país que lançou as bombas.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Compañeros y amigos
Los adolescentes se sienten cómodos entre sus compañeros, quienes atraviesan los mismos cambios físicos que ellos. Cuando cuestionan las ideas o normas de los adultos, recurren a ellos para pedirles consejo, y cuando se plantean ideas o valores nuevos, pueden hablarlos abiertamente con sus compañeros, sin temor a ser ridiculizados por los adultos o sentirse fuera de lugar. El grupo de compañeros es también un lugar donde establecer relaciones cercanas, que sirven como base para la intimidad en la edad adulta.
La amistad es más intensa en la adolescencia que en cualquier otra época de la vida. En la adolescencia, los amigos son más íntimos y se prestan más apoyo que a edades anteriores; también exigen una mayor lealtad en la amistad, compiten menos entre sí y comparten más con sus amigos que los niños.
Estos cambios se deben en parte a su mayor desarrollo cognitivo. Los adolescentes son capaces de expresar mejor sus pensamientos y sentimientos, compartiéndolos con sus amigos. También son más capaces de entender el punto de vista, emociones y pensamientos de otras personas.
Los varones, tanto adolescentes como adultos, suelen tener un mayor número de amigos que las mujeres y las niñas, pero las amistades entre ellos rara vez son tan cercanas como las femeninas. Entre las mujeres, un aspecto fundamental de la amistad consiste en brindarse apoyo emocional y compartir experiencias.
Los adolescentes que tienen amigos cercanos poseen una autoestima más alta, obtienen buenos resultados en los estudios y se ven a sí mismos como más competentes que aquellos cuyas amistades son conflictivas.
Los adolescentes tienden a escoger amigos con rasgos muy similares a los suyos, de manera que la influencia que ejercen el uno en el otro los hace más parecidos. En la adolescencia, esta similitud entre amigos es más importante que en cualquier otra época de la vida, tal vez porque los adolescentes luchan para diferenciarse de sus padres y les resulta necesario contar con el apoyo de personas que se parezcan a ellos. Por este motivo tienden también a imitar los comportamientos de sus compañeros y recibir su influencia. Los amigos influyen en la forma de vestir, actividades sociales, comportamiento sexual y consumo o rechazo de drogas.
No obstante, la mayoría de los adolescentes tienen relaciones positivas con sus padres y reciben también la influencia de ellos. Los padres ejercen una mayor influencia sobre temas más profundos, como qué hacer ante un dilema moral, qué educación buscar o qué empleo elegir, mientras que los amigos ejercen una mayor influencia sobre temas sociales cotidianos.
http://www.cepvi.com/psicologia-infantil/amistad-adolescencia2.shtml (fragmento)
Marca (C) para correcto y (E) para errado sobre las informaciones presentes en el texto.
( ) Los adultos no participan de las decisiones de los adolescentes.
( ) La adolescencia es el periodo en que las amistades son más fuertes.
( ) Gran parte de los adolescentes tienen problemas con sus padres.
( ) Los amigos son elegidos por características en común entre ellos.
( ) Los adolescentes no tienen problemas en expresar sentimientos.
Ahora, identifica la secuencia que corresponde a lo marcado anteriormente.
- História | 1. Colônia
O comércio foi de fato o nervo da colonização do Antigo Regime, isto é, para incrementar as atividades mercantis processava-se a ocupação, povoamento e valorização das novas áreas. E aqui ressalta de novo o sentido da colonização da época Moderna; indo em curso na Europa a expansão da economia de mercado, com a mercantilização crescente dos vários setores produtivos antes à margem da circulação de mercadorias – a produção colonial era uma produção mercantil, ligada às grandes linhas do tráfico internacional.
(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1981. Adaptado.)
O mecanismo principal da colonização foi o comércio entre colônia e metrópole, fato que se manifesta