(UNIT) Um lote de suco de maçã com leite de soja, constituído por embalagens de 1,5 L, fabricado por empresa de São Paulo, apresentou contaminação por solução de hidróxido de sódio, NaOH (aq), a 2,5% m/v, usada para limpeza de embalagens, por motivo de falhas no processo de higienização. Como consequência, a Vigilância Sanitária decretou interdição do lote afetado, AGB25, de 25 de fevereiro de 2013, em razão de a solução de hidróxido de sódio, com essa concentração, ocasionar queimaduras ao ser ingerida.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (fermento em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento biológico se alimentam da glicose da farinha de trigo, e sua digestão produz substâncias que fazem a massa crescer. Já no fermento químico, a mesma substância é obtida em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido. Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrarem em contato com líquidos ou quando são aquecidas.
Disponível em: .Acesso em: 4 out. 2018. (adaptado)
Apesar de realizarem processos completamente distintos, os fermentos descritos no texto possuem uma característica em comum, a liberação de moléculas de
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Em fevereiro, o governo da Cidade do México, metrópole com uma das maiores frotas de automóveis do mundo, passou a oferecer à população bicicletas como opção de transporte. Por uma anuidade de 24 dólares, os usuários têm direito a 30 minutos de uso livre por dia. O ciclista pode retirar em uma estação e devolver em qualquer outra e, se quiser estender a pedalada, paga 3 dólares por hora extra.
Revista Exame. 21 abr. 2010.
A expressão que relaciona o valor f pago pela utilização da bicicleta por um ano, quando se utilizam x horas extras nesse período é
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UNEB) Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
I. O PCB, representado pela fórmula estrutural, é um organoclorado aromático apolar.
Observe o composto abaixo e julgue a afirmativa que se segue:
II. A testosterona e a progesterona são esteróis que pertencem à mesma classe funcional dos álcoois. (F)
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. [...] Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda. Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos. Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos. O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/.
Acesso em: 20 jun. 2019.
Os parágrafos quatro e cinco se resumem em apontar
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Leia o texto a seguir. “ Vivo como pobre, viajo como rei” O tcheco Rudolph Krautschneider, sua fascinação pelo mar e sua vida de aventuras Francisco Colaço Pedro Todos os dias abrimos um porão e sai um novo segredo. Há um sem-fim de lendas sobre este barco, é como um grande segredo que desvendamos pouco a pouco. Há mais de um ano estava ancorado aqui, sem navegar. Deu-me pena existir algo tão belo e não se fazer nada de bom com ele. Vocês olham e dizem ‘uau!, que lindo barco’. Mas para nós, polacos e tchecos, é uma lenda. Vivo num incrível mundo de fantasia rodeado de um excelente amigo, o mar. Desde criança lia tudo sobre navegação e fiquei fascinado com a primeira viagem à volta do mundo. Fernão de Magalhães é o navegador número 1 do mundo. Morreu no Pacífico, no meio da viagem, mas a ideia foi sua. Nesta era da tecnologia, em que tudo tem de ser rápido, queria um barco que navegasse lentamente e por muito tempo. Em 1999, o Victoria partiu da Polônia com uma tripulação cheia de sonhos e experiências, para só regressar cinco anos, 20 mil milhas e incontáveis aventuras depois. Hoje o Victoria não pode navegar, mas tornou-se ele mesmo um lugar de encontro entre seres humanos. Continua a viajar. A bordo, concertos e projeções de filmes atraem aventureiros. Vivamos tranquilos, vivamos escondidos. Piratas até ao fim. Tenho sempre planos para o mar. É uma embarcação muito primitiva. Quero partir de Portugal e atravessar o Atlântico. Demonstrar que os povos primitivos também o podiam ter feito. É uma boa forma de celebrar meus 70 anos. Um barco não pode ser privado. Faço um barco, mas não é meu, é para o mar. A propriedade limita a nossa vida. Vivo como pobre, mas viajo como um rei.” Revista Carta Capital. Ano XX, nº 801. São Paulo: Editora Confiança, 28 maio 2014. p.12 (Fragmento).
Enunciado: