(UESC)
O cladograma ilustra a evolução dos seres vivos a partir da classificação em Domínios proposta por Carl Woese.
A partir da análise da ilustração e do conhecimento atual a respeito desse modelo de classificação biológica, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia com atenção o trecho extraído de um texto egípcio de cerca de 2000 a.C. e em seguida responda a questão
“Sê escriba. Não terás canseiras e ficarás preservado de outros tipos de trabalho. Não terás de transportar a enxada, a picareta e o cesto. Não terás de guiar o arado e serás poupado de todos os tipos de canseira. Deixa que te recorde o estado miserável do camponês: quando chegam os funcionários para fixar a taxa da colheita, as serpentes já levaram metade do cereal e o hipopótamo comeu o resto. O pássaro voraz é uma calamidade para os camponeses. O trigo que restava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestados; além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulharem. E já o escriba atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um séquito de servos armados de bastões núbios com ramos de palmeira.”
Sátira dos ofícios, citado por CAMINOS, Ricardo A. "O Camponês”; In:DONADONI, Sérgio, dir. O homem egípcio. Lisboa: Presença, l994 p.26
O documento revela que havia divisão social do trabalho e a desigualdade social. Apresente um argumento que comprove a divisão e a desigualdade social.
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL - Massa de papel machê - Recipiente para água - Jornal ou plástico - Avental - Palitinhos de picolé - Cordão para bijouteria PROCEDIMENTOS - O professor poderá trabalhar com a massa de papel machê comprada pronta ou podera fazer a massa. ( anexo receita abaixo). - Forrar a mesa das crianças com jornal ou plástico. - Colocar o avental nas crianças. - O professor deverá distribuir um pedaço de papel machê para cada criança. - Deixar as crianças manusearem a massa ,apertando, fazendo bolinhas, rolinhos, etc. - Depois que as crianças já tiverem tido contato com a massa de papel machê , pedir para que cada criança pegue um pedaço de massa , aperte entre as mãos formando uma plaquinha e depois corte com o palitinho formas redondas, quadradas, oval, sem forma, etc. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ - Falar com as crianças que este trabalho vai ser um pingente de colar para elas presentearem uma pessoa querida . Assim elas vão ter uma noção do tamanho que deverão cortar a plaquinha. - Depois de cortadas as plaquinhas, pedir para cada criança molhar o dedinho na água e ir alisando a massa. Não precisa colocar muita água. - Feito isso, o professor vai instruir cada criança a carimbar o dedão na massa, imprimindo assim sua impressão digital na massa de papel machê. Neste momento o professor deverá auxiliar cada aluno. - Fazer um furinho em cima para passar a cordinha do colar. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ -Esperar secar. OBS: Não esquecer de colocar o nome de cada criança atrás do pingente. - Depois de seco o professor deverá cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de cordão e pedir as crianças para enfiarem este cordão no furinho do pingente, transformando este pingente em um colar.
RECEITA DE PAPEL MACHÊ Receita com liquidificador
- Liquidificador com água até a metade do copo
- Um punhado de papel picado (jornal, papel higiênico ou caixa de ovos)
- Cola branca
- Coador
- Água sanitária
- Luvas de borracha
- Máscara
Coloque o papel picado na água contida no liquidificador e bata bem. Em seguida coe, procurando retirar o máximo de água. Repita o processo até juntar o volume de massa necessário ao trabalho que você quer realizar. Acrescente a cola à massa coada e amasse com os dedos , até que a massa fique bem homogênea. Ela estará pronta quando desgrudar das mãos e ao mesmo tempo ter liga suficiente para ser modelada. O papel machê é um material orgânico e pode se decompor enquanto não seca, sofrendo a ação de mofo, bolor e cheiro desagradável. Para evitar, adicione duas colheres de sopa de água sanitária à massa pronta. A partir daqui, use luvas de borracha e máscara. Receita sem liquidificador Ingredientes
- 2 rolos de papel higiênico
- Água quente
- Bacia ou balde
- Peneira (opcional)
- 1/2kg de cola branca
- 1 tampinha de Lysoform
Pique todo o papel higiênico, coloque num recipiente e derrame a água morna. Deixe-o de molho por 12 horas; em seguida, esprema bem o papel, ou use uma peneira para retirar a água. Esfarele a massa, misture a cola branca até desgrudar das mãos, adicione o Lysoform, misture bem novamente e comece a modelar. Fonte: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UNIT)
I. 4FeS2(s) + 11O2(g) → 2Fe2O3(s) + 8SO2(g)
II. 2SO2(g) + O2(g) → 2SO3(g)
III. SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4(l)
O ácido sulfúrico, H2SO4, é um líquido viscoso, corrosivo e denso, que pode ser obtido, a partir da pirita, FeS2(s), um polissulfeto, representado pela fórmula Fe (S − S) −2, de acordo com as equações químicas simplificadas I, II e III. A partir dessas informações sobre a obtenção do ácido sulfúrico e das propriedades das substâncias envolvidas nesse processo, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o próximo texto para responder.
[título]
Por Lincoln Paiva, às 13h30
A Folha de S.Paulo divulgou neste sábado, 17 de março, reportagem sobre a criação de um novo tributo estadual para proprietários de automóveis. O Governo ainda não entendeu que o problema da poluição e outros efeitos negativos do automóvel estão no uso e não na sua propriedade? Propor que todos paguem uma taxa para diminuir a poluição veicular, utilizando mais a bicicleta, estimulará apenas o uso do carro por parte de quem já utiliza o automóvel de forma racional, produzindo o efeito contrário.
[...]
Obviamente que aumentar o IPVA para criar a “Ciclotaxa” será um tremendo equívoco; o governo precisa desestimular o uso do carro, e não o direito de propriedade, senão o cidadão que usa o carro de forma racional será penalizado e o efeito será inverso: já que ele paga mais por ter carro, melhor usá-lo.
Incentivar a bicicleta é um dever do gestor público, e recursos para isso devem ser gerados em programas que realmente reduzem o uso do automóvel ou do CIDE- -Combustíveis porque não onera o cidadão.
Existem formas mais inteligentes para redução da poluição, como, por exemplo, o poluidor pagador (quem polui mais paga mais IPVA), ao passo que quem polui menos paga menos, estimulando a indústria e a própria Petrobras no desenvolvimento de tecnologias e combustíveis mais limpos.
Por que precisa aumentar o IPVA? Não seria mais bonito instituir que 5% da arrecadação sejam destinados ao desenvolvimento de infraestrutura não motorizada? Alguém vai dizer que é preciso punir quem compra carro... Mas isso seria apenas ingenuidade.
(Disponível em: <http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/arch2012-
-03-01_2012-03-31.html#2012_03-18_14_30_34-146065311-0>.
Acesso em: abr. 2012.)
Assinale a alternativa que apresenta o principal argumento do autor contra o novo tributo.
- Matemática | A. Equações
As raízes da equação são e . O valor da expressão é: