(Uesc)

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- Biologia
Analise o ciclo do nematódeo Dracunculus medinensis, causador da dracunculíase em Guiné, na África, cujos casos têm-se reduzido drasticamente.
A estratégia que vem permitindo essa diminuição de casos da doença é a
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uefs)
Segundo informações veiculadas pela imprensa, a partir de julho de 2014, o óleo diesel comercializado no Brasil terá o teor de biodiesel aumentado para 6%. O biodiesel é obtido a partir da reação entre o triacilglicerol, presente no óleo vegetal de mamona, de babaçu, dentre outros, e um álcool de cadeia carbônica, pequena, como o metanol ou etanol. A reação de transesterificação para a obtenção do biodiesel está representada de forma simplificada pela equação química.
Considerando-se as informações e as propriedades dos compostos químicos, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A receita abaixo mostra algumas etapas da fabricação de queijo.
• 1 litro de leite (não pode ser fervido).
• Separe 1 copo desse leite e mantenha-o fora da geladeira por 24 horas para azedar.
• Misture o restante do leite ao do copo.
• Mantenha a mistura fora da geladeira por mais 24 horas.
[…]
• O queijo está pronto para ser servido.
Alguns passos da receita impõem certas condições:
I. Não ferver o leite.
II. Manter o leite fora da geladeira.
Essas condições, relacionadas ao azedamento, são fundamentais para
- História
O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam o
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Pensando o movimento
Materiais:
- Papeis banco tamanho A4;
- Lápis de cor, giz de cera, canetinhas;
- Fita crepe.
Atividade:
É possível que um desenho esteja em movimento? Desenhar um carro de corrida significa que estamos dando movimento a um desenho, por exemplo? E uma geladeira, estará sempre parada?
Podemos pensar que os desenhos podem trazer ideias não necessariamente através das formas representadas, mas pela maneira com que as formas se organizam no espaço, ou seja, pela composição.
Observe os dois desenhos a seguir:
Perceberam que não é o que se desenha, mas sim, como se desenha e se organizam as formas?
Cada aluno deve então criar uma composição com movimento e outra sem movimento.
Depois que todos terminarem suas composições, divida o quadro ou uma parede da sala em dois espaços, um para movimento e outro para a ausência de movimento. Cada aluno deve colar sua composição com fita crepe no espaço adequado.
Então, todos devem observar as composições e verificar se alguma estaria inadequada em relação à ideia que ela representa. Caso esteja, não classifique que o aluno em questão errou, mas direcione a turma a pensar em soluções: seria possível consertar a composição? Como? Analisem assim todas as produções e pensem como observar os problemas nos ajudam também a superá-los!