(UNIT) Uma locomotiva de massa igual a 10,0 ton sobe pelos trilhos inclinados, que formam ângulos de 30° com a superfície horizontal, com velocidade constante de 72,0 km/h. Desprezando-se o atrito, a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², é correto afirmar que a potência útil da locomotiva é igual, em W, a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Pontuações Básicas
Leia o conto. Abelhas, leões e paixões súbitas Generalizávamos muito, Júlio e eu. Quando aprendemos, por exemplo, que não devíamos correr de leões, aplicamos a técnica a todos os outros bichos. Sabíamos que quando um leão aparece na nossa frente, devemos nos fazer de estátua. Depois de algumas horas, o leão naturalmente vai embora. Assim, certa vez, quando chupávamos picolé de limão num dia quente e enfadonho, e fomos atacados por abelhas, decidimos que era hora de aplicar nossos conhecimentos de sobrevivência na selva. Júlio congelou no ato. Boca aberta, língua de fora. Olhou para mim como quem diz: não se mexa! Eu dei sorte de estar com a boca fechada, língua para dentro. As abelhas, vendo nossa nova técnica, rapidamente chamaram as colegas. Gritaram: – Corram! Corram! Encontramos dois idiotas! Foram pousando no picolé, nariz, aro dos óculos, língua... Júlio se manteve firme, lágrimas escorriam. Só saiu gritando depois da primeira picada, na língua. Decidi, ali, que ele era digno do meu amor. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003420.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.
Justifique o uso das vírgulas nas seguintes passagens:
1) Depois de algumas horas, o leão naturalmente vai embora.
2) Foram pousando no picolé, nariz, aro dos óculos, língua...
3) As abelhas, vendo nossa nova técnica, rapidamente chamaram as colegas.
- Arte | 1. Introdução
KUCZYNSKIEGO, P. Ilustração, 2008. Disponível em: http://capu.pl. Acesso em: 3 ago. 2012
O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para
- História | 2.3 Segundo Reinado
(FUVEST) Na Belle Époque brasileira, que difusamente coincidiu com a transição para o regime republicano, surgiram aquelas perguntas cruciais, envoltas no oxigênio mental da época, muitas das quais, contudo, nos incomodam até hoje: como construir uma nação se não tínhamos uma população definida ou um tipo definido? Frente àquele amálgama de passado e futuro, alimentado e realimentado pela República, quem era o brasileiro? (...) Inúmeras tentativas de respostas a todas estas questões mobilizaram os intelectuais brasileiros durante várias décadas.
Elias Thomé Saliba. Raízes do riso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Entre as tentativas de responder, durante a Belle Époque brasileira, às dúvidas mencionadas no texto, é correto incluir
- Matemática
Na tabela de 8 colunas e infinitas linhas numeradas, indicada na figura, podemos formar infinitos quadrados coloridos 3x3 como mostra um exemplo.
Nessa tabela, o quadrado colorido 3x3 cuja soma dos 9 elementos é igual a 4806 ocupa três linhas, sendo uma delas a linha:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Do amor à pátria
São doces os caminhos que levam de volta à pátria. Não à pátria amada de verdes mares bravios, a mirar em berço esplêndido o esplendor do Cruzeiro do Sul; mas a uma outra mais íntima, pacífica e habitual – uma cuja terra se comeu em criança, uma onde se foi menino ansioso por crescer, uma onde se cresceu em sofrimentos e esperanças plantando canções, amores e filhos ao sabor das estações.
MORAES, V. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.
O nacionalismo constitui tema recorrente na literatura romântica e na modernista. No trecho, a representação da pátria ganha contornos peculiares porque: