(UNIPÊ) O óxido nitroso, N2O (g), monóxido de dinitrogênio, é estável e pouco reativo, não reage com água, nem com bases. O principal uso do gás é como propelente em sorvetes. Como é inodoro, insípido e não tóxico, satisfaz às exigências da legislação sobre alimentos. A substância é utilizada como anestésico, principalmente para fins odontológicos, porém inadequado nas intervenções prolongadas. É necessária a pressão de 1,0atm de N2O, para anestesiar completamente um paciente. Normalmente, emprega-se o óxido nitroso para adormecer e o oxigênio para recuperar a consciência.
Considerando-se as informações sobre as utilizações do N2O e com base nas propriedades dos óxidos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Embora houvesse repressão, com muitas prisões e torturas, durante o período da ditadura, a imagem que os generais passavam era a de um país organizado e tranquilo. Assim, a propaganda oficial do regime exagerava os aspectos positivos do país e propositalmente escondia a violência praticada pelo Estado. Os militares criaram uma frase para divulgar suas ideias: “Brasil: ame-o ou deixe-o”.
O que o governo queria transmitir aos brasileiros com esse lema? E era isso o que acontecia?
- Língua Portuguesa
Em “Há também o que vai para se entregar, ser um com o Arpoador, mil-partido.” a palavra “o”, grifada, é:
- Biologia | B. Respiração
Leia com atenção o trecho abaixo:
"...e como nesses organismos o sangue não permanece somente no interior de vasos, sua pressão é baixa e a velocidade do fluxo reduzida. Por essa razão, a distribuição de substâncias é lenta e não vence longas distâncias, e no entanto, esses organismos podem apresentar movimentos tão rápidos que indicam que a oxigenação dos tecidos é muito eficiente."
(Fonte: Avancini, E. B. e Favaretto, J. A. "Biologia". São Paulo: Moderna, 1997. v.2, p. 655.)
Pode-se afirmar que o organismo a que o trecho acima se refere é um exemplo de:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UEPB)
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.
I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II. Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpinea Ferrea Mart., é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Dê-me um navio cheio de ferro e eu lhe darei uma era glacial”, disse o cientista John Martin (1935-1993), dos Estados Unidos, a respeito de uma proposta de intervenção ambiental para resolver a elevação da temperatura global; o americano foi recebido com muito ceticismo. O pesquisador notou que mares com grande concentração de ferro apresentavam mais fitoplâncton e que essas algas eram capazes de absorver elevadas concentrações de dióxido de carbono da atmosfera. Esta incorporação de gás carbônico e de água (H2O) pelas algas ocorre por meio do processo de fotossíntese, que resulta na produção de matéria orgânica empregada na constituição da biomassa e na liberação de gás oxigênio (O2). Para essa proposta funcionar, o carbono absorvido deveria ser mantido no fundo do mar, mas como a maioria do fitoplâncton faz parte da cadeia alimentar de organismos marinhos, ao ser decomposto devolve CO2 à atmosfera.
Os sete planos para salvar o mundo. Galileu, n. 214, maio 2009. (com adaptações).
Considerando que a ideia do cientista John Martin é viável e eficiente e que todo o gás carbônico absorvido (CO2, de massa molar igual a 44 g/mol) transforma-se em biomassa fitoplanctônica (cuja densidade populacional de 100 g/m2 é representada por C6H12O6, de massa molar igual a 180 g/mol), um aumento de 10 km2 na área de distribuição das algas resultaria na: