(UNIT) Uma embalagem de alumínio de um inseticida, sob forma de spray, que contém n-butano como propelente, foi utilizada até não liberar mais o conteúdo.
Admitindo-se que o n-butano se comporta como gás ideal, a análise dessas informações permite corretamente afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UPE) Uma das estratégias de leitura de tudo o que está externo e interno ao corpo está relacionada aos sentidos. Por meio deles, a espécie humana percebe possíveis perigos à sua integridade, detecta fatores ambientais, entre outros aspectos, enfim, um monitoramento do ambiente interno e externo ao corpo. Dessa forma, quanto mais informações e detalhes os sentidos apresentarem, melhores serão as chances de adaptação e sobrevivência. Assim, “esses órgãos são considerados uma janela para o mundo”. Em relação aos órgãos dos sentidos, analise as afirmativas a seguir:
I. As células sensoriais do olfato e do paladar, respectivamente, permitem ao animal sentir aroma dos alimentos ingeridos como também distinguir os sabores salgado, doce, amargo, azedo e o umami, sendo este último sabor produzido por algumas moléculas dispersas no ar.
II. Os olhos, além de revelarem emoções, são estruturas, que apresentam fotorreceptores os quais permitem colher diversas informações do meio, tais como as cores e a luminosidade, percepções relacionadas aos cones e bastonetes, respectivamente.
III. As substâncias químicas precisam estar dissolvidas na película de água que cobre os órgãos dos sentidos nas cavidades nasais, para que possam impressionar os receptores olfativos.
IV. Os sentidos da audição e do equilíbrio são percebidos pelos receptores do ouvido externo que são estruturas especializadas na percepção de sons e na análise da posição do corpo.
V. Os mecanorreceptores e quimiorreceptores são receptores do tato que estão localizados próximos à superfície do corpo, possibilitando aos animais a percepção de texturas e da temperatura de um ambiente, entre outras.
Estão CORRETAS apenas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a imagem a seguir.
Crédito: AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989. p. 47.
Durante o período republicano, a sociedade romana era injusta porque
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O ácido tricloroacético é uma substância aquosa com grande poder cauterizante e muito utilizado no tratamento de feridas, em doenças de pele, calos, verrugas, entre outros males. Seu caráter ácido é maior que o do ácido acético. Essa diferença pode ser explicada pelo
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(Unit) À luz da genética mendeliana, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Segundo Mendel, os genes são segregados durante a formação dos gametas.
( ) Mendel chegou à conclusão de que o fator recessivo se manifesta em indivíduos híbridos, bastando ter apenas um representante.
( ) Mendel observou que as diferentes linhagens de um ancestral comum para os diferentes caracteres escolhidos eram sempre puras.
( ) Após o estudo detalhado de cada um dos sete pares de caracteres em ervilhas, Gregor Mendel passou a estudar dois pares de caracteres de cada vez, caracterizando a sua II lei.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En un año de campaña paraguaya, he visto muchas cosas tristes…
He visto la tierra, con su fertilidad incoercible y salvaje, sofocar al hombre, que arroja una semilla y obtiene cien plantas diferentes y no sabe cuál es la suya. He visto los viejos caminos que abrió la tiranía devorados por la vegetación, desleídos por las innundaciones, borrados por el abandono.
BARRET, R. Lo que he visto. Cuba: XX Feria Internacional del Libro de la Habana, 2011.
Rafael Barret nasceu na Espanha e, ainda jovem, foi viver no Paraguai. O fragmento do texto Lo que he visto revela um pouco da percepção do escritor sobre a realidade paraguaia, marcada, em essência, pelo(a)