(UEFS) As misturas gasosas são sistemas homogêneos e, por essa razão, apresentam a mesma composição química em qualquer ponto do recipiente onde se encontram. Os estudos de J. Dalton mostraram as relações entre as pressões parciais com a pressão total dos gases em uma mistura gasosa, e os trabalhos de Amagat estabeleceram uma relação semelhante entre os volumes parciais com o volume total.
Assim, considerando-se 100,0g de uma amostra de gases ideais, que contém 64% de SO2, e 36% de He, em massa a 27oC, a 1,0atm, no interior de um recipiente, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja, — de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.
O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).
Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto a seguir, observando com atenção a figura, a fim de responder à questão. Manifesto contra publicidade infantil convoca o público por Rogério Ferro, da equipe Akatu. 10 dez 2009. Carta, apoiada pelo instituto Akatu, reconhece a vulnerabilidade da criança. Veja a seguir o texto do manifesto: Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira, pessoas, organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.
A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.
Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, àqueles que representam os Poderes da Nação que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Disponível em: <http://zip.net/brlblQ>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
Explique por que a publicidade, de acordo com o texto, não deveria ser dirigida às crianças, mas, sim, aos adultos.
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(FUVEST) A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
A última travessura
Adolescentes usam toque de celular numa frequência que muitos adultos não escutam
Há muito as escolas decretaram que telefone celular só entra em sala de aula desligado e, de preferência, guardado bem no fundo da mochila. É compreensível. Não faz sentido que a lição seja interrompida pela versão digitalizada do último sucesso de Britney Spears – ou por coisa ainda pior. Agora, um grupo de adolescentes ingleses descobriu uma maneira engenhosa de burlar essa norma. Eles criaram um toque de celular, semelhante a um apito, que a maioria dos adultos não consegue ouvir. Com isso, podem receber avisos de mensagens armazenadas no celular, ou até mesmo chamadas, sem que a professora se dê conta da infração cometida bem à sua frente. O segredo está na frequência sonora em que o toque é executado: 17 quilohertz, o que resulta num som extremamente agudo. A ciência ensina que a perda gradativa da audição decorrente da idade, ou presbiacusia, começa com a menor percepção dos tons mais altos do espectro sonoro. O toque criado pelos garotos ingleses encontra-se justamente numa faixa do espectro que não é percebida pela maioria das pessoas com mais de 29 anos. "Em geral, não se percebe essa perda ao longo da vida porque poucos sons que ouvimos no dia a dia são emitidos em frequências tão altas", explica o otorrinolaringologista Ricardo Bento, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
CAMARGO, Leoleli. (Fragmento). Disponível em:
<http://veja.abril.com.br/210606/p_094.html> Acesso em: 20 out. 2011.
O enunciador do texto, o repórter, por vezes assume o discurso do professor, praticamente confundindo sua voz com a deste. Isso fica claro em
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Em eventos esportivos, é comum que os espectadores realizem a coreografia da “ola”. Os participantes erguem seus braços e os abaixam logo em seguida, em fileiras sucessivas, criando o efeito visual de uma onda. Os espectadores gritam juntos “ola” seguindo a propagação da onda. Assuma que a distância D entre as cadeiras e o tempo τ de deslocamento de braço são constantes. Assuma que um participante só inicia o movimento da “ola” quando o participante na fileira ao lado o encerra. A respeito da situação física descrita, são feitas as seguintes afirmações:
I. Se um estádio com 30.000 pessoas gritando resulta em um ruído sonoro de 90 dB, o ruído de 60.000 pessoas gritando é de aproximadamente 93 dB.
II. A onda resultante da coreografia é longitudinal.
III. A velocidade da onda é diretamente proporcional a τ e inversamente proporcional a D.
Sobre as afirmações I, II e III pode-se afirmar que