(UNICENTRO)
Um bloco de massa igual a 0,5 kg sobe, partindo do repouso, um plano inclinado liso, desde a sua base, sob ação da força horizontal, cujo módulo é igual ao do peso do bloco. Considerando-se a aceleração da gravidade g =10,0 m/s², o trabalho realizado pela força, em joules, para subir o plano é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o diálogo a seguir.
— Cadê o chaveiro que estava aqui?
— Eu coloquei lá.
— Já procurei ali e não o encontrei. Não era pra você tirar o chaveiro daqui.
a) Circule no texto as palavras que dão ideia de lugar.
b) Que nome recebem essas palavras que você assinalou?
- Geografia - Fundamental | 08. A tecnologia conectando pessoas e espaços
Leia a notícia publicada no dia 22 de junho de 2011. Robô educador coreano será exportado para outros países KIRO é o nome do novo robô educador que deve entrar no mercado internacional num futuro próximo. Após diversos resultados positivos nos testes feitos por toda a Coréia do Sul, a empresa criadora divulgou que pretende exportá-lo para vários outros países como China, Estados Unidos e Europa. Desenvolvido originalmente como uma ajuda para professores e, pouco depois, adaptado para ser um guia de museus, sua recepção pelo público não poderia ter sido melhor. Graças à sua aparência amigável e sistemas de interface diferenciados como os cartões de programa utilizados pelos alunos para interagir com o robô, os professores das escolas alegaram que as crianças estão apresentando melhoras em concentração e pensamento criativo. [...]
Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/educacao/10960-robo-educador-coreano-sera-exportado-para-outros-paises.htm>. Acesso em: 13 maio 2015. O robô Kiro educador será exportado para vários países.
A) Qual é a diferença entre o comércio de exportação e o comércio de importação?
B) Cite uma vantagem do comércio de exportação para a empresa que exportará o robô.
- Física
Em duas garrafas idênticas, uma contendo 1 kg de leite e outra contendo 1kg de água, ambas inicialmente a 15ºC e expostas à temperatura ambiente de 21ºC A capacidade térmica do leite integral é, aproximadamente, 3,93 kJ/kg.K e da água é 4,19 kJ/kg.K Considere que a condutividade e a emissividade térmica sejam as mesmas para os dois líquidos. Com base nessas informações, é correto afirmar que, ao atingir o equilíbrio térmico com o ambiente:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Veja o preço dos ingressos de um cinema e responda.
Isabela foi ao cinema na matinê de segunda-feira. Ela levou quatro crianças com ela. Cada criança pagou metade do preço do ingresso.
a) Quanto ela pagou pelos ingressos?
b) Na lanchonete do cinema, cada criança pediu uma pipoca, um suco e um chocolate. Cada pipoca custou R$ 5,00 e um suco custou R$ 3,00. Todas as crianças compraram um chocolate de R$ 1,00. Quanto Isabela gastou com esse lanche?
c) O que ficou mais caro: o lanche ou os ingressos? Qual foi a diferença entre os valores do lanche e dos ingressos?
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Notícias do além
Aquele que morrer primeiro e for para o céu deverá voltar à Terra para contar ao outro como é a vida lá no paraíso. Assim ficou combinado entre Francisco e Sebastião, amigos inseparáveis e apaixonados pelo futebol. Francisco teve morte súbita e, passado algum tempo, no meio da noite, sua alma apareceu ao colega:
— Nossa Senhora, Chico! Você veio mesmo!
— Estou aqui, Tião, para cumprir a minha promessa, trazendo-lhe duas notícias.
— Então me fala.
— O céu é uma maravilha, um colosso, uma beleza. Tem futebol todo dia.
— E a outra?
— A outra é que você está escalado para jogar no meu time amanhã cedo.
DIAS, M. V. R. Humor na Marolândia. In: ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
Esse texto pode ser analisado sob dois pontos de vista que incluem situações diferentes de interlocução: a primeira, considerando seu produtor e seus potenciais leitores; e a segunda, considerando os interlocutores Francisco e Sebastião. Para cada uma dessas situações o produtor do texto tem um objetivo específico que se determina, não só pela situação, mas também pelo gênero textual.
Os verbos que sintetizam os objetivos do produtor nas duas situações propostas são, respectivamente: