(UNIT) O estudo da gravitação nos permite compreender alguns fenômenos que acontecem constantemente, como a queda de corpos, seja de determinada altura ou originada de um salto em repouso ou em movimento. Considerando-se uma criança de 25,0 kg que sofre uma queda de uma altura de 1,8m em um local em que a aceleração da gravidade é igual a 10,0 m/s², sendo desprezível a resistência do ar, chegará ao chão com uma velocidade cujo módulo, em m/s, é igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas.
Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar.
Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague.
O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(PARKES. 2013. p. 22-27).
A habilidade da hemoglobina presente no sangue para captar ou liberar oxigênio, O2(g) depende da sua pressão parcial no ambiente. O gráfico representa a variação dessa pressão parcial sanguíneo em relação ao grau de saturação de oxigênio ligado à hemoglobina.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UEPB) Na azeitona, no coco e em outros frutos, a dureza do endocarpo, popularmente chamado de “caroço”, ocorre devido à intensa lignificação de suas células, tornando-as mais resistentes e desvitalizadas. Concorre para tanto a predominância do
- Geografia | 6.1 Agricultura
Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes.
Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é
- Química | 2.5 Oxirredução
(UESB)
MnO4– (aq) + H2O2(aq) + H– (aq) → Mn2 – (aq) + O2(g) + H2O(l)
A compreensão dos fenômenos de oxirredução, importante para o estudo das transformações eletroquímicas e, consequentemente, para o balanceamento de equações químicas, que representam esses fenômenos, se torna indispensável a esse campo de estudo.
Considerando-se essas informações e o balanceamento de equações químicas com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Geografia | 5.2 Migração
Regiões com os maiores fluxos imigratórios no início do século XXI
Trends in international migration — Internet:
(com adaptações) Os fluxos imigratórios nas áreas destacadas estão relacionados, principalmente, a