(UNINORTE)
MgBr2 (aq) + Cl2 (g) → MgCl2 (aq) + Br2 (l)
O bromo é um líquido volátil de odor desagradável, produzido pela passagem de gás cloro – substância tóxica e oxidante – em solução aquosa de brometo de magnésio, de acordo com a reação representada pela equação química.
Considerando-se essas informações e as propriedades das substâncias químicas envolvidas na reação de obtenção do bromo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
(ENEM 2016) O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que usa notação posicional de base dez para representar números naturais. Ele pode ser apresentado em vários modelos, um deles é formado por hastes apoiadas em uma base. Cada haste corresponde a uma posição no sistema decimal e nelas são colocadas argolas; a quantidade de argolas na haste representa o algarismo daquela posição. Em geral, colocam-se adesivos abaixo das hastes com os símbolos U, D, C, M, DM e CM que correspondem, respectivamente, a unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar e centenas de milhar, sempre começando com a unidade na haste da direita e as demais ordens do número no sistema decimal nas hastes subsequentes (da direita para esquerda), até a haste que se encontra mais à esquerda.
Entretanto, no ábaco da figura, os adesivos não seguiram a disposição usual.
Nessa disposição, o número que está representado na figura é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA
21. MATERIAL
- Terras de várias cores – coletadas com os alunos
- Água
- Potes plásticos
- Cola
- Colher
- Pincel
- Papel Canson
PROCEDIMENTOS
- Em uma roda de conversa, o professor vai perguntar as crianças do que são feitas as
tintas e se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza. Falar sobre as
tintas vendidas prontas, mostrar as tintas que são mais utilizadas na sala de aula e ler
o rótulo para mostrar a composição do produto.
- Explicar as crianças a existência, de corantes e que alguns vegetais podem ser
utilizados para extrair tintas como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e carvão
vegetal.
- O professor vai explicar as crianças que a terra é mais um elemento com o qual
podemos fazer tinta. O professor vai convidar as crianças para irem ao entorno da
escola e coletar terras de várias cores.
- O professor deverá entregar para cada criança um potinho de plástico e uma colher
para esta coleta. Cada um coletará apenas uma cor de terra pois a tinta será para o
uso coletivo.
- Em várias mesas o professor disponibilizará o material descrito acima e ensinará as
crianças a fazerem a tinta de terra conforme receita abaixo:
RECEITA DE TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote de plástico e a tinta estará pronta.
- Depois da tinta preparada, o professor vai pedir as crianças para fazerem desenhos
com a tinta de terra.
- Esta atividade será realizada coletivamente.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37203
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Matemática | 3.6 Exponencial
A função real f definida por sendo a e b constantes reais, está graficamente representada abaixo.
Pode-se afirmar que o produto (a.b) pertence ao intervalo real:
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(ITA) 5 Ways To Turn Fear Into Fuel
Editor’s note: This is a guest post from Jonathan Fields, author of Uncertainty: Turning Fear and Doubt Into Fuel for Brilliance.
Uncertainty. It’s a terrifying word.
Living with it, dangling over your head like the sword of Damocles, 5day in day out, is enough to send anyone spiraling into a state of anxiety, fear and paralysis.
11Like it or not, though, uncertainty is the new normal. We live in a time where the world is in a state of constant, long-term flux. And, that’s not all. If you want to spend your time on the planet not just 6getting-by, but consistently creating art, experiences, businesses and lives that truly matter, you’ll need to proactively 7seek out, invite and even deliberately amplify uncertainty. Because the other side of uncertainty is opportunity.
Nothing great was ever created by waiting around for someone to tell you it’s all going to be okay or for perfect information to drop from the sky. Doesn’t happen that way. Great work requires you to act in the face of uncertainty, to live in the question long enough for your true potential to emerge. There is no alternative.
1When you find the strength to act in the face of uncertainty, you till the soil of genius.
2Problem is, that kills most people. It leads to unease, anxiety, fear and doubt on a level that snuffs out most genuinely meaningful and potentially revolutionary endeavors before they even see the light of day. Not because they wouldn’t have succeeded, but because you never equipped yourself to 8handle and even harness the emotional energy of the journey.
But, what if it didn’t have to be that way?
What if there was a way to turn the fear, anxiety and self-doubt that rides along with acting in the face of uncertainty—4the head-to-toe butterflies—into fuel for brilliance?
10Turns out, there is. 3Your ability to lean into the unknown isn’t so much about luck or genetics, rather it’s something entirely trainable. I’ve spent the past few years interviewing world-class creators across a wide range of fields and 9pouring over research that spans neuroscience, decision-theory, psychology, creativity and business.
Through this work, a collection of patterns, practices and strategies have emerged that not only turbocharge insight, creativity, innovation and problem-solving, but also help ameliorate so much of the suffering so often associated with the pursuit of any creative quest.
Fonte: http://zenhabits.net/fearfuel. Acesso em 07/12/2011. Texto adaptado.
Escolha a opção que apresenta a mesma ideia da afirmação a seguir: “Your ability to lean into the unknown isn’t so much about luck or genetics, rather it’s something entirely trainable” (ref. 3).
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(Ufsj) Leia atentamente o texto abaixo, que apresenta algumas informações sobre os platelmintos.
Os platelmintos são animais acelomados. Nesses animais, a mesoderme preenche o espaço da blastocele, formando um tecido chamado mesênquima ou parênquima. Outra caracterísitca marcante nos platelmintos é que eles possuem o corpo achatado dorsoventralmente. Como não existem sistemas que permitam a circulação de substâncias, as mesmas são veiculadas por difusão célula a célula no mesênquima.
Sobre os platelmintos, assinale a alternativa CORRETA.