(UNICENTRO)
A adição de bromato de potássio, KBrO3(s), à massa de pão, para provocar aumento no volume, foi proibida pelos perigos que representa à saúde.
Considerando-se as informações do texto e após o balanceamento da equação química que representa a decomposição do bromato de potássio, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os tomates escoam por um “rio” que lava a matéria-prima e a transporta até seu destino: retirada das cascas, das sementes, trituração, aquecimento. No final da linha, trabalhadores instalam sacos assépticos em barris metálicos azuis, que são ligados a um robô de enchimento fabricado na Itália, pressionam um comando e observam uma tela. Em poucos segundos, o saco de 220 litros se enche de extrato. “O processamento de tomate é uma atividade de baixa margem”, esclarece Yu Tianchi, o mais alto dirigente da Cofco Tunhe, principal empresa de processamento de tomate da China. “É por isso que a Heinz compra nosso extrato”.
(“Para a África, produtos adulterados”. Jean-Baptiste Mallet. www.diplomatique.org.br, 28.08.2017. Adaptado.)
No contexto da divisão internacional do trabalho, a fragmentação produtiva permite que as grandes empresas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UERN)
Eventos do sistema reprodutor feminino estão relacionados a variações nas concentrações hormonais.
Com base nessa informação e na ilustração, analise as seguintes proposições.
I. O aumento na concentração de progesterona ao seu nível máximo deve ser associado à adaptação da mucosa uterina para implantação do blastocisto.
II. As reduzidas concentrações de estrógeno e progesterona induzem a ocorrência da menstruação, momento em que se inicia um novo ciclo menstrual.
III. As concentrações de LH mantêm-se, no decorrer do ciclo, com oscilações frequentes e pequenas.
IV. No decorrer do ciclo, a produção de estrógeno e FSH ocorre regular e alternadamente.
Após análise, são verdadeiras as proposições:
- Geografia | 6.2 Energia
A OPEP é um grupo que foi formado em 1960. Desde 1965, a sede da organização fica em Viena, na Áustria. O grupo foi criado por Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela. Posteriormente, passaram a integrar a OPEP Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria e Angola.
Disponível em: https://www.estadao.com.br. Acesso em: 10 jan. 2020. (adaptado)
A criação da organização mencionada no texto objetivou promover o(a)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
As origens de lendas povoadas por deuses e mortais perdem-se na memória do tempo. Essas lendas surgiram de forma espontânea, da imaginação popular, quando os registros da linguagem verbal eram muito diferentes da escrita de hoje. O conhecimento era passado oralmente através de gerações, por isso a matriz necessariamente da mitologia. Se hoje não precisamos mais dos mitos para responder às questões elucidadas pela precisão científica, eles ainda são fontes para pesquisas e para conhecer o percurso do pensamento humano. Nesse sentido, narrativas mitológicas são exemplos ricos de textos que podem ser estudados e neles aplicados metodologias científicas diversas.
Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/revista/revista14/pdf/artigos/03.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2014.
Ao discutir aspectos das narrativas mitológicas muito comuns na cultura grega na antiguidade, o texto procura destacar que os mitos:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: A Declaração Universal dos Direitos da Criança apresenta dez princípios. Leia alguns deles e responda à questão. PRINCÍPIO 1 Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados. PRINCÍPIO 2 Toda criança tem direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/unicef/declaracao1.htm >Acesso em: 05 maio 2014.
Enunciado:
O princípio 2 revela a preocupação com a integridade física e social da criança.
Indique uma pessoa responsável pela garantia desse direito às crianças.