(UNIT)
O gráfico representa a velocidade em função do tempo de uma partícula de massa igual a 10,0g, que se desloca sobre o eixo x. Com base nessas informações, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força resultante sobre a partícula entre os instantes 6,0s e 10,0s, em mJ, é igual a
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
Em uma conferência pela internet, um meteorologista brasileiro conversa com três outros colegas em diferentes locais do planeta. Na conversa, cada um relata a temperatura em seus respectivos locais. Dessa forma, o brasileiro fica sabendo que, naquele momento, a temperatura em Nova Iorque é TNI = 33,8 °F, em Londres, TL = 269 K, e em Sidnei, TS = 27 °C. Comparando essas temperaturas, verifica-se:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.11 Gráfico e Infográfico
Texto base:
Enunciado:
Releia: “Os jogos vão provavelmente perder o aspecto de “problema” nas salas de aula e ganhar o status de ferramenta educacional. ”
Os jogos em ambiente escolar podem ser considerados “problemas” quando motivam
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEFS)
IO3– (aq) + HSO3–(aq) → I2(aq) + SO42 – (aq) + H+(aq) + H2O(l)
O iodato de sódio, NaIO3, é utilizado como aditivo de sal de cozinha, NaCl, com objetivo de prevenir o bócio, uma doença provocada pela deficiência de iodo na alimentação. A equação química não balanceada representa a reação do íon iodato com o íon hidrogeno-sulfito, na determinação de iodo, I2.
A partir do balanceamento da equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Biologia | A. Digestão
Os órgãos componentes do sistema digestório estão adaptados ao habito alimentar e aos tipos de alimento ingerido.
No caso dos mamíferos ruminantes, o estômago é dividido em câmaras. Sobre estas câmaras, analise as afirmativas.
I. Ao ser reingerido pelos ruminantes, os alimentos passam por uma câmara denominada abomaso ou coagulador, onde o excesso de água é absorvido, representada pelo número III na figura.
II. A câmara representada pelo número I se refere ao barrete ou retículo, onde há glândulas salivares semelhantes à da boca e com mais bactérias, que continuam a digestão da celulose.
III. O caminho realizado pelo alimento, ao ser ingerido pelos ruminantes, segue, de acordo com os números expostos na figura, a seguinte ordem: IV, I, III e II.
IV. O número II se refere ao omaso ou folhoso, onde o alimento recebe ácido clorídrico e pepsina, digerindo proteínas e bactérias que chegam a ele.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(CEFET) Conversas iluminadas
Tem coisa mais xarope do que faltar luz? 1Outro dia estava terminando de escrever um texto e não consegui concluí-lo: o céu enegreceu, trovões começaram a espocar e foi-se a energia da casa. Eram 15h10 da tarde. A luz só voltou às 20h. Fiquei com aquele pedaço de dia sem poder trabalhar. Então bati à porta do quarto da minha filha e percebi que ela também estava à toa, sem conseguir desfrutar da companhia inseparável do seu laptop. Ficamos as duas ali nos queixando do desperdício de tempo, até que nos jogamos em sua cama e começamos a conversas. Que jeito.
2Conversamos sobre os sonhos que ela tem para o futuro, e eu contei os que eu tinha na idade dela, e de como a vida me surpreendeu desde lá até aqui. E ela me divertiu com umas ideias absurdas que só podiam mesmo sair de sua cabeça inventiva, e eu ri tanto que ela se contagiou e riu muito também de si mesma. Então ela me falou sobre uma peça de teatro que foi assistir quando eu estive viajando, e ela disse que eu teria adorado, e combinamos de ir juntas na próxima vez que o ator voltar a Porto Alegre.
Aí eu contei o que fiz durante essa viagem que me impediu de estar com ela no teatro, e vimos as fotos juntas. Então foi a vez de ela me apresentar o novo disco da Lady Gaga (pelo celular), e ela me convenceu de que existe muito preconceito com essa cantora que, em sua opinião, é revolucionária, e eu escutei umas sete músicas e não gostei tanto assim, mas reconheci ali um talento que eu estava mesmo desprezando. Então foi a 3minha vez de tocar pra ela uma música que eu adoro e ela fez uma careta, e concluí que a careta era eu. 4E rimos de novo, e conversamos mais um tanto, 5e então fomos para a cozinha comer um resto de salada de fruta que estava a ponto de estragar naquela geladeira sem vida, já que a luz ainda não havia voltado.
Será que não havia voltado mesmo? Engraçado, fazia tempo que não passava uma tarde tão luminosa.
Quando por fim a luz voltou, voltei também eu para o computador, e voltou minha filha para seu Facebook, 6e só o que se escutava pela casa era o barulho das teclas escrevendo para seres invisíveis – falávamos com quem? Com o universo alheio.
E tive então um insight: tem, sim, coisa mais xarope do que faltar luz. É ficarmos reféns da tecnologia, deixando de conversar com quem está ao nosso lado. Se é preciso que a energia elétrica seja cortada para resgatar a energia humana, que seja, então. Não em hospitais, não em escolas, mas dentro de casa, uma horinha por semana: não haveria de causar um estrago tão grande. 7Se acontecer de novo, prometo não reclamar para a CEEE*, desde que não demore tanto para voltar a ponto de estragar os alimentos na geladeira e que seja suficiente para me alimentar da clarividência e brilho de um bom papo.
MEDEIROS, Martha. Porto Alegre: Jornal Zero Hora, 15 de dez. 2013.
*Companhia Estadual de Energia Elétrica – Rio Grande do Sul
O sentido do título da crônica foi construído através da conotação. Portanto, na expressão “conversas iluminadas”, tem-se a seguinte figura de linguagem: