(UNIT)
Todo processo físico que ocorre no Universo envolve energia e suas transferências ou transformações. Considere uma partícula sendo deslocada ao longo do eixo X sob a ação de uma força que varia conforme a posição, de acordo com o gráfico. Com base nessas informações, é correto afirmar que a variação da energia cinética sofrida pela partícula no intervalo considerado, em J, é igual a
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Analise o cartaz a seguir.
Elaborado durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o cartaz apresentado transmite uma imagem de família estruturada sobre um princípio que
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Caneta hidrocor - (cores variadas)
- Durex
- Papel canson tamanho A3
- Máquina fotográfica
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a artista Yayoi Kusana.
- Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生, Kusama Yayoi, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e escritora japonesa. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yayoi_Kusam
- Mostrar algumas imagens dos seus trabalhos.
-
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=yayoi+kusama&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG17mV6ZzaAhUJTJAKHQLlDTEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor deverá distribuir para cada criança uma folha de papel canson A3 e as canetas hidrocores. Instruir as crianças para escolherem somente uma cor para trabalhar.
- As crianças deverão fazer desenhos de bolinhas de tamanhos diferentes. Colorir as bolinhas usando a caneta e depois recortá-las.
- Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/pintando-yayoi-kusama.jpg
- Se inspirando na obra da artista, colar as bolinhas recortadas na folha A3, criando uma bela composição.
- Quando terminarem, o professor vai pedir para as crianças começarem a decorar o próprio corpo, colando com o durex as bolinhas da mesma cor do trabalho, no rosto, cabelo, camisa, para se camuflar com a pintura.
- O professor deverá colar os trabalhos na sala de aula e pedir as crianças que fiquem na frente das suas pinturas, para tirar uma foto.
- Revelar as fotos, montar uma exposição na escola e convidar os pais.
Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/yayoi-kusama-art-project.png
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FUVEST) No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém-descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora.
A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente,
Note e adote:
- Calor específico da água: 1 cal/g°C- 1 cal = 4J- Temperatura de congelamento da água: 0°C- Temperatura de ebulição da água: 100°C- Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura. - História | 2. Pré-História
(UEL) Leia o texto a seguir.
A arte pré-histórica é uma arte de linhas e croquis; é uma etapa além da percepção, um artifício que ajuda a reter a imagem na mente. Na arte pré-histórica, encontramos figuras humanas, geralmente armadas, em ação, seja perseguindo animais, lutando ou dançando. Os animais são representados de forma naturalista, ou seja, reproduções de imagens perceptíveis. As figuras humanas, pelo contrário, estão muito estilizadas; se estão em movimento, os braços e as pernas são alargados. O objetivo do artista foi indicar o movimento; as formas são ditadas por sensações internas mais que observação externa. Os dois principais estilos pré-históricos são vitalistas e se acham determinados pela imagem captada exteriormente e pela sensação internamente sentida. A arte pode haver estado associada com ritos, com a intenção de exercer os poderes mágicos através de um retrato fiel que apresenta naturalismo nas representações animais. Já o símbolo estilizado e dinâmico da forma humana é determinado por um sentimento interno.
Adaptado de: READ, H. “Imagen e Idea”. La función Del arte en el desarollo de la conciencia humana. México: FCE, 2003. p.23-31
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as imagens da arte pré-histórica que representam o estilo animal naturalista (reprodução de imagens perceptíveis) e os símbolos estilizados e dinâmicos da forma humana determinados mais pela sensação que pela observação e que buscam indicar o movimento.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
O quadro apresenta a ordem de colocação dos seis primeiros países em um dia de disputa nas Olimpíadas. A ordenação é feita de acordo com as quantidades de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Se as medalhas obtidas por Brasil e Argentina fossem reunidas para formar um único país hipotético, qual a posição ocupada por esse país?