(UNIT) A imagem representa, de forma esquemática, uma relação de competição entre duas espécies (1 e 2) que habitam um mesmo ambiente.
Com base nas informações da imagem e no conhecimento atual a respeito das alelobioses, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UEFS) A perda da biodiversidade das caatingas, no contexto da desertificação, é uma situação que fragiliza as comunidades bióticas, tornando-as mais suscetíveis à degradação, ameaçando a integridade do ecossistema.
Sobre essa situação, é correto considerar que:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UERN) O gráfico representa um ciclo termodinâmico:
Os trabalhos realizados nas transformações AB, BC, CD e DA são, respectivamente:
- História | Geral
(UFTM) Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.
Eu sou o rei que transcende entre os reis,
Minhas palavras são escolhidas,
Minha inteligência não tem rival.
(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)
O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto é resultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer.
(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)
A partir dos textos, pode-se afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o próximo texto para responder.
[título]
Por Lincoln Paiva, às 13h30
A Folha de S.Paulo divulgou neste sábado, 17 de março, reportagem sobre a criação de um novo tributo estadual para proprietários de automóveis. O Governo ainda não entendeu que o problema da poluição e outros efeitos negativos do automóvel estão no uso e não na sua propriedade? Propor que todos paguem uma taxa para diminuir a poluição veicular, utilizando mais a bicicleta, estimulará apenas o uso do carro por parte de quem já utiliza o automóvel de forma racional, produzindo o efeito contrário.
[...]
Obviamente que aumentar o IPVA para criar a “Ciclotaxa” será um tremendo equívoco; o governo precisa desestimular o uso do carro, e não o direito de propriedade, senão o cidadão que usa o carro de forma racional será penalizado e o efeito será inverso: já que ele paga mais por ter carro, melhor usá-lo.
Incentivar a bicicleta é um dever do gestor público, e recursos para isso devem ser gerados em programas que realmente reduzem o uso do automóvel ou do CIDE- -Combustíveis porque não onera o cidadão.
Existem formas mais inteligentes para redução da poluição, como, por exemplo, o poluidor pagador (quem polui mais paga mais IPVA), ao passo que quem polui menos paga menos, estimulando a indústria e a própria Petrobras no desenvolvimento de tecnologias e combustíveis mais limpos.
Por que precisa aumentar o IPVA? Não seria mais bonito instituir que 5% da arrecadação sejam destinados ao desenvolvimento de infraestrutura não motorizada? Alguém vai dizer que é preciso punir quem compra carro... Mas isso seria apenas ingenuidade.
(Disponível em: <http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/arch2012-
-03-01_2012-03-31.html#2012_03-18_14_30_34-146065311-0>.
Acesso em: abr. 2012.)
Assinale a alternativa que apresenta o principal argumento do autor contra o novo tributo.
- Física
Duas cargas +q estão fixas sobre uma barra isolante e distam entre si uma distância 2d. Uma outra barra isolante é fixada perpendicularmente à primeira no ponto médio entre essas duas cargas. O sistema é colocado de modo que esta última haste fica apontada para cima. Uma terceira pequena esfera de massa m e carga +3q furada é atravessada pela haste vertical de maneira a poder deslizar sem atrito ao longo desta, como mostra a figura a seguir. A distância de equilíbrio da massa m ao longo do eixo vertical é z.