(UNIT) A imagem representa, de forma esquemática, uma relação de competição entre duas espécies (1 e 2) que habitam um mesmo ambiente.
Com base nas informações da imagem e no conhecimento atual a respeito das alelobioses, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS)
Uma carga q1 = +16,0nC está posicionada na origem, e uma segunda carga q2 = -25,0nC está colocada sobre o eixo y a uma distância a = -3,0m da origem, conforme mostra a figura. Sabendo-se que a constante eletrostática do meio é igual a 9,0.109N.m²/C2, a intensidade do campo elétrico resultante no ponto P sobre o eixo x, em b = 4,0m, em N/C, é de, aproximadamente,
- Física | 2.6 Hidrostática
(EFOMM) Considere uma bolinha de gude de volume igual a 10 cm³ e densidade 2,5 g/cm³ presa a um fio inextensível de comprimento 12 cm, com volume e massa desprezíveis. Esse conjunto é colocado no interior de um recipiente com água. Num instante t0, a bolinha de gude é abandonada de uma posição (1) cuja direção faz um ângulo de θ = 45° com a vertical conforme mostra a figura a seguir.
O módulo da tração no fio, quando a bolinha passa pela posição mais baixa (2) a primeira vez, vale 0,25N. Determine a energia cinética nessa posição anterior.
Dados: ρágua= 1.000 kg/m³ e g = 10 m/s²
- História | 4. Patrimônio Cultural
Os próprios senhores de engenho eram uns gulosos de doce e de comidas adocicadas. Houve engenho que ficou com o nome de “Guloso”. E Manuel Tomé de Jesus, no seu Engenho de Noruega, antigo dos Bois, vivia a encomendar doces às doceiras de Santo Antão; vivia a receber presentes de doces de seus compadres. Os bolos feitos em casa pelas negras não chegavam para o gasto. O velho capitão-mor era mesmo que menino por alfenim e cocada. E como estava sempre hospedando frades e padres no seu casarão de Noruega, tinha o cuidado de conservar em casa uma opulência de doces finos.
FREYRE, G. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil.Rio de Janeiro: José Olympio, 1985 (adaptado).O texto relaciona-se a uma prática do Nordeste oitocentista que está evidenciada em: - Matemática | 06. Determinantes
(IFAL) O valor do determinante abaixo:
é:
- Literatura
TEXTO I
MEIRELLES, Victor. Primeira missa no Brasil. 1861, Óleo sobre tela, 268 cm x 356 cm.Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
TEXTO II
A Primeira missa no Brasil baseia-se no relato de Pero Vaz de Caminha, incumbido pela Corte portuguesa de escrever sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral. Assim, algumas ideias para os detalhes da cena provêm desse relato, como a atitude pacífica e observadora dos indígenas. O núcleo central é a área mais iluminada da tela, onde estão o celebrante da missa e seu ajudante, em um altar ao ar livre, à frente de uma grande cruz de madeira. Nesse núcleo estão também outros religiosos e membros da esquadra portuguesa. Os indígenas estão em uma área menos iluminada, mas em primeiro plano, e chamam bastante a atenção do observador. Essa foi a provável intenção do autor: destacar o povo nativo do Brasil, que assistia pela primeira vez a um ato religioso católico. Chamam a atenção também as cores do céu e da paisagem ao fundo, que dão a impressão de uma manhã clara e luminosa.
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da arte. São Paulo: Ática, 2012.
Considerando o texto II e o contexto artístico da segunda metade do século XIX, identifica-se, no texto I, um exemplo brasileiro de pintura acadêmica, pois a obra