(UEFS) Um pequeno corpo de massa m igual a 400,0g descreve um movimento circular uniforme sobre um plano horizontal sem atrito, preso por uma corda ideal de 20,0 cm de comprimento a um pino vertical. Sabendo-se que o corpo executa 10 revoluções por segundo, o módulo da força que a corda exerce sobre ele, em π²N, é igual a
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UERN) Com base nos conhecimentos sobre Óptica, é correto afirmar:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(IFSP) Existem diferentes marcas de inseticidas no mercado. Após determinado tempo, esses produtos podem perder o efeito, e os laboratórios dos fabricantes devem descobrir outros compostos mais eficazes contra as moscas e mosquitos. De acordo com a teoria evolutiva de Darwin, a população de insetos aumenta porque os inseticidas
- Geografia - Fundamental | 3.04 Pirâmides Etárias
Pirâmides etárias são modelos gráficos em que é possível dividir a composição da população de um determinado lugar por faixas de idade e também por gênero. A análise delas permite identificar características importantes, permitindo aos órgãos do governo direcionarem suas ações econômicas. Abaixo estão representadas as pirâmides etárias da Bulgária e da Itália, em 2010. Observe:
A análise das duas pirâmides permite afirmar que:
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico mostra o número de pessoas que acessaram a internet, no Brasil, em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais), nos segundos trimestres dos anos de 2009, 2010 e 2011.
Considerando que a taxa de crescimento do número de acessos à internet no Brasil, do segundo trimestre de 2011 para o segundo trimestre de 2012, seja igual à taxa verificada no mesmo período de 2010 para 2011, qual é, em milhões, a estimativa do número de pessoas que acessarão a internet no segundo trimestre de 2012?
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Apesar de suas utilidades como agente bacteriostático, o cobre pode ser tóxico, quando em excesso. Na Doença de Wilson, há um defeito no metabolismo desse elemento, fazendo com que se acumule em determinados tecidos. São vários os sintomas dessa doença, entre eles, problemas neurológicos e hepáticos, sendo estes últimos tão graves que podem requerer um transplante de fígado. A Doença de Wilson é caracterizada por mutações no gene ATP7B. No esquema a seguir, encontra-se a representação da hereditariedade da doença.
Os indivíduos representados em cinza possuem o gene, porém não manifestam a doença, enquanto que o branco apresenta a Doença de Wilson. O indivíduo preto não possui o gene mutado.
Trata-se, portanto, de uma herança do tipo: