(UNIT)
Cada um dos blocos mostrados na figura pesa 10,0N. O bloco B está ligado ao anteparo vertical através de um fio ideal, enquanto o bloco A se encontra na iminência de movimento, sendo puxado pela força F. Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre os blocos e que entre o bloco A e a superfície de apoio é igual a 0,3, a intensidade da F força aplicada no bloco A, em newtons, é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
26. Texto base: Jacques Bossuet (1627-1704) foi um dos principais pensadores franceses a defender o poder absoluto dos reis. Em um de seus escritos ele afirmou que: Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na Terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono de Deus. BOSSUET, Jacques-Benigne.In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano. 1977. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique que argumento o autor usa para defender a autoridade absoluta dos reis.
- B) Explique a importância da ideia defendida pelo autor para a legitimação dos governos absolutistas na Europa, levando em conta o fato de que a sociedade europeia no período em que este texto foi escrito era profundamente religiosa.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia os números da reportagem e responda.
O PRÉDIO DE QUASE 1 KM DE ALTURA
Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, inaugurado em Dubai,
pode ser visto a 100 quilômetros de distância
Nos últimos quinze anos, o mundo viveu uma corrida pela construção de prédios cada vez mais altos.
Muitos números foram usados para informar sobre o prédio mais alto do mundo. Escreva os números a seguir em ordem decrescente.
828 – 169 – 57 – 124 – 112 – 154 - 122 – 108 – 76 – 160
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Uesc) No final da década de 1960, Motoo Kimura demonstrou matematicamente que era possível haver evolução por deriva genética na ausência de seleção natural, mesmo em grandes populações e por longas escalas de tempo. A seleção é uma força determinista que leva ao aumento da frequência de alelos favoráveis e à extinção de alelos deletérios. Mas quando os alelos são neutros, não há forças deterministas atuando e os alelos estão livres para flutuar em frequência ao longo do tempo. Essa teoria neutralista da evolução, em vez de ser percebida como um avanço espetacular, foi tomada como uma ameaça ao status quo e uma afronta ao darwinismo tradicional. [...] Dialeticamente, pode-se dizer que do conflito entre o neutralismo e o selecionismo emergiu uma nova teoria sintética da evolução, mais abrangente, mais robusta e com maior poder de explicação.
PENA, Sérgio Danilo. À flor da pele: reflexões de um geneticista. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007.
Com base nas informações presentes no texto e nas novas abordagens utilizadas para uma melhor compreensão dos mecanismos que envolvem a evolução biológica, é correto afirmar:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
As reações de desidratação de álcoois são empregadas para a síntese de alquenos. No entanto, uma limitação dessa metodologia é a formação de mais de um produto. Um exemplo é a reação de desidratação do álcool 1, que, na reação com ácido fosfórico (H3PO4), produz uma mistura dos cicloalquenos 2 e 3, sendo o mais substituído aquele que se apresenta em maior porcentagem na mistura.
Realizando o mesmo processo descrito no texto com o 3-metilbutan-2-ol, obtém-se como produto majoritário o
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNIT MACEIÓ) O raio, uma descarga natural, necessita que exista uma tensão média de 2,5.107V entre dois pontos da atmosfera para que seja produzido. Nessa situação, o valor da corrente é da ordem de 2.105A. Considere que o intervalo para que aconteça a descarga seja de, aproximadamente,10-3s.
Nessas condições, a energia liberada durante a produção de um raio é igual, em joule, a