(UERN) O hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, cal hidratada, é um sólido branco pouco solúvel em água, utilizado na construção civil na preparação de argamassa, na pintura de paredes, caiação e no tratamento de esgotos. Levando-se em consideração essas informações sobre a utilização do hidróxido de cálcio, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Pedalear por La Noche Estrellada de van Gogh
[1] Pasear en bicicleta por La Noche Estrellada de van
Gogh ya es posible. Fue inaugurado el primer carril
fluorescente para bici del mundo. La ruta del homenaje marca
[4] el inicio de van Gogh 2015, un año cargado de eventos
culturales en Holanda, Bélgica y Francia para conmemorar el
125 aniversario del fallecimiento del pintor. Esta vía está
[7] inspirada en el cuadro de van Gogh, combinando innovación y
diseño con la herencia cultural. El camino es resultado de la
colaboración entre la constructora Heijmans y el diseñador
[10] Daan Roosegaarde, y forma parte de la ruta ciclista de la
provincia de Brabante, Holanda, donde el pintor vivió entre
1883 y 1885.
[13] Con la oscuridad de la noche, los visitantes pueden
disfrutar de un diseño inspirado en La Noche Estrellada, una
de las obras más famosas del pintor posimpresionista. Los
[16] inventores del homenaje han desarrollado una tecnología
que permite iluminar el carril con miles de piedras
resplandecientes. Para lograr ese centelleo, los creadores han
[19] combinado un material que brilla en la oscuridad con luces
LED (diodo emisor de luz) que funcionan por energía solar, de
forma que el camino se carga de día y se ilumina de noche. Así
[22] se crea una interacción entre luz y poesía, un ejemplo auténtico
de tecnopoesía. “Quería crear un lugar donde las personas
experimentaran de una forma especial, combinando la técnica
[25] con la experiencia, eso es lo que significa la tecnopoesía para
mí”, afirma Roosegaarde en el comunicado de prensa.
Internet: (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto arriba.
En conformidad con las ideas del texto, “disfrutar de un diseño inspirado en La Noche Estrellada” (l.14) equivale a hacer una tecnopoesía.
- Filosofia | 2.2 Clássica
Sócrates: "Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ele é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?".
PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2001 (adaptado).
A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a)
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Diante do estranhamento de um dos personagens no primeiro quadrinho, o outro explica a própria fala no segundo quadrinho.
Essa explicação configura um recurso conhecido como:
- Matemática | 14.2 Prisma
A prefeitura de uma cidade detectou que as galerias pluviais, que possuem seção transversal na forma de um quadrado de lado 2 m, são insuficientes para comportar o escoamento da água em caso de enchentes. Por essa razão, essas galerias foram reformadas e passaram a ter seções quadradas de lado igual ao dobro das anteriores, permitindo uma vazão de 400 m3/s. O cálculo da vazão V (em m3/s) é dado pelo produto entre a área por onde passa a água (em m2) e a velocidade da água (em m/s).
Supondo que a velocidade da água não se alterou, qual era a vazão máxima nas galerias antes das reformas?