(UNEAL)

Com base em conhecimentos sobre energia e matéria nos sistemas ecológicos e na interpretação da ilustração, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O poder criativo da imperfeição
[1] Já escrevi sobre como nossas teorias científicas sobre o mundo são aproximações de uma
realidade que podemos compreender apenas em parte. Nossos instrumentos de pesquisa, que
tanto ampliam nossa visão de mundo, têm necessariamente limites de precisão. Não há dúvida de
que Galileu, com seu telescópio, viu mais longe do que todos antes dele. Também não há dúvida
[5] de que hoje vemos muito mais longe do que Galileu poderia ter sonhado em 1610. E certamente,
em cem anos, nossa visão cósmica terá sido ampliada de forma imprevisível.
No avanço do conhecimento científico, vemos um conceito que tem um papel essencial: simetria.
Já desde os tempos de Platão, há a noção de que existe uma linguagem secreta da natureza, uma
matemática por trás da ordem que observamos.
[10] Platão – e, com ele, muitos matemáticos até hoje – acreditava que os conceitos matemáticos
existiam em uma espécie de dimensão paralela, acessível apenas através da razão. Nesse caso,
os teoremas da matemática (como o famoso teorema de Pitágoras) existem como verdades
absolutas, que a mente humana, ao menos as mais aptas, pode ocasionalmente descobrir. Para os
platônicos, a matemática é uma descoberta, e não uma invenção humana.
[15] Ao menos no que diz respeito às forças que agem nas partículas fundamentais da matéria, a busca
por uma teoria final da natureza é a encarnação moderna do sonho platônico de um código secreto
da natureza. As teorias de unificação, como são chamadas, visam justamente a isso, formular todas
as forças como manifestações de uma única, com sua simetria abrangendo as demais.
Culturalmente, é difícil não traçar uma linha entre as fés monoteístas e a busca por uma unidade
[20] da natureza nas ciências. Esse sonho, porém, é impossível de ser realizado.
Primeiro, porque nossas teorias são sempre temporárias, passíveis de ajustes e revisões futuras.
Não existe uma teoria que possamos dizer final, pois nossas explicações mudam de acordo com
o conhecimento acumulado que temos das coisas. Um século atrás, um elétron era algo muito
diferente do que é hoje. Em cem anos, será algo muito diferente outra vez. Não podemos saber
[25] se as forças que conhecemos hoje são as únicas que existem.
Segundo, porque nossas teorias e as simetrias que detectamos nos padrões regulares da natureza
são em geral aproximações. Não existe uma perfeição no mundo, apenas em nossas mentes. De
fato, quando analisamos com calma as “unificações” da física, vemos que são aproximações que
funcionam apenas dentro de certas condições.
[30] O que encontramos são assimetrias, imperfeições que surgem desde as descrições das
propriedades da matéria até as das moléculas que determinam a vida, as proteínas e os ácidos
nucleicos (RNA e DNA). Por trás da riqueza que vemos nas formas materiais, encontramos a força
criativa das imperfeições.
MARCELO GLEISER Adaptado de Folha de São Paulo, 25/08/2013.
Marcelo Gleiser expõe em seu texto argumentos que se contrapõem à ideia de simetria como verdade absoluta na ciência.
Um desses argumentos é identificado em:
Ao longo do texto, são mencionadas teorias que partem do princípio da unificação das forças da natureza.
Em relação a essas teorias, Marcelo Gleiser apresenta, no último parágrafo, uma atitude de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br> Acesso em: 28 set. 2014.
A partir da análise da imagem, explique como portugueses e indígenas se relacionaram inicialmente.
- Matemática - Fundamental | 20.3 Medida de Capacidade
Eduardo faz detergente líquido. Ele comprou 2.000 ml da base do material para fazer detergente e será misturado a água para formar o detergente líquido. Sabe-se que para cada 1 litro da base do material coloca-se 5 litros de água.
Quantos litros de detergente, Eduardo vai fazer com o material que ele comprou:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Impressão em tamanho grande da obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Lápis de cor
- Papel ofício
- Tesoura sem ponta
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Imprimir a obra em um tamanho grande e colocar na frente do quadro na sala de aula.
-
- Fonte: http://regbor.blogspot.com.br/2011/04/maya-com-boneca-picasso.html
- Depois de mostrar a obra para as crianças, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
- Que figura você está vendo?
- Como está o rosto da menina?
- Que cores aparecem na obra?
- Feito esta reflexão, o professor vai distribuir a folha de papel ofício para cada criança.
- Pedir para as crianças desenharem o seu auto-retrato.
- Auxiliar os alunos quanto à proporção do desenho. Fazer o desenho ocupando a folha inteira.
- Colorir os desenhos
- Depois de colorido, cada criança deverá recortar os olhos, a boca, o nariz, as orelhas, e deverá colar em outra folha mais em locais desencontrados. Um olho estará mais acima, o outro mais embaixo, e assim por diante.
- Auxiliar os alunos nesta hora lembrando sempre do cubismo que já foi estudado anteriormente.
- Para dar acabamento no trabalho as crianças poderão usar o lápis de cor, modificando o seu auto-retrato.
- Expor os trabalhos
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Complete the sentences below.
- a) If I weighed 100 kilos, _____________________________________________________________.
- b) If I were tenty-five years old, ________________________________________________________.
- c) My mother would hate it if __________________________________________________________.
- d) If I had $1000.00, _________________________________________________________________.
- e) If I have a car, ___________________________________________________________________