(UEFS) O ácido clórico, HClO3(aq), é um ácido forte utilizado como oxidante energético. Sobre esse ácido, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
São Paulo, da taipa ao concreto
Muita coisa mudou desde que São Paulo era um pequeno amontoado de casas feitas de taipa de pilão. Até 1876, a população local era de 30 mil habitantes. Com a expansão da economia, graças, especialmente, ao café, em menos de 20 anos este número pulou para 130 mil.
O início do século XX marcou uma nova fase na vida da cidade. São Paulo se industrializava e, para atender à demanda, imigrantes de diversos países da Europa e do Japão adotaram uma nova pátria.
Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/historia/index.php?p=2979/>.
Acesso em: 18 mar. 2013. (Adaptado)
Os imigrantes europeus e asiáticos
- Química | 2.6 Eletroquímica
Algumas moedas utilizam cobre metálico em sua composição. Esse metal, ao ser exposto ao ar úmido, na presença de CO2, sofre oxidação formando o zinabre, um carbonato básico de fórmula Cu2(OH)2CO3, que é tóxico ao homem e, portanto, caracteriza-se como um poluente do meio ambiente. Com o objetivo de reduzir a contaminação com o zinabre, diminuir o custo de fabricação e aumentar a durabilidade das moedas, é comum utilizar ligas resultantes da associação do cobre com outro elemento metálico.
A propriedade que o metal associado ao cobre deve apresentar para impedir a formação de zinabre nas moedas é, em relação ao cobre:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Na interpretação das informações do gráfico, apresentadas abaixo, respeitam-se as regras gramaticais da norma padrão da língua portuguesa em:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Escreva duas brincadeiras que surgiram há muitos anos.
• As brincadeiras retratadas pelo pintor que existem até hoje sofreram modificações relacionadas às regras, materiais e à maneira de brincar? Justifique sua resposta.
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2009 1ª FASE) “A Idade Média europeia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pela cultura greco-romana.”
José Ortega y Gasset (1883-1955).
O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,